2022 terá 11 feriados que prometem impulsionar o turismo doméstico no Brasil

Brasil pode ser opção para curtir pequenas viagens. (Foto: Divulgação)

Com informações do ISTOÉ-MT

O ano de 2021 foi marcado pela retomada dos números positivos do setor de turismo, com destaque para o aumento das viagens domésticas e a alta na movimentação de passageiros em portos, aeroportos e rodovias do país. Grande parte desse fluxo de turistas ocorreu nos feriados prolongados, que estimularam os deslocamentos. Em 2022, o cenário deve continuar propício para o turismo interno, uma vez que, dos 14 dias de folga definidos para o próximo ano – entre feriados nacionais e pontos facultativos –, apenas três caem em finais de semana. (Confira a lista completa no final do texto)

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os 11 dias de descanso em dias úteis previstos para 2022, além daqueles estabelecidos por estados e municípios, são uma grande oportunidade para o turismo doméstico.

PUBLICIDADE

“Este ano vimos o turismo interno deslanchar e os feriados prolongados foram essenciais para isso. Para 2022, a perspectiva é a melhor possível! Os turistas retomaram a confiança em viajar, estão reencontrando suas famílias, amigos e descobrindo lugares novos, diante do avanço da vacinação e a adoção de protocolos sanitários no setor de Turismo. Tudo isso estimula a movimentação do setor e, consequentemente, da economia, gerando emprego e desenvolvimento ao país”, avaliou.

Para se ter uma ideia do que esperar do próximo ano, apenas nos últimos três feriados nacionais prolongados de 2021 (Finados, Proclamação da República e Nossa Senhora Aparecida) mais de 6 milhões de passageiros embarcaram nos principais aeroportos do país e a ocupação hoteleira se manteve entre 75% e 95%. Já neste fim de ano, mais de 6,7 milhões de viajantes devem passar por alguns dos mais importantes terminais aéreos.

VIAGEM RESPONSÁVEL – Para uma retomada segura e responsável das viagens pelo país, o Ministério do Turismo incentiva a adesão ao Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro por parte de turistas e estabelecimentos turísticos. O Selo estabelece protocolos de biossegurança a 15 atividades do setor, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, além de um conjunto de orientações a turistas. Atualmente, mais de 30 mil selos já foram emitidos em todo o país. 

Confira os feriados e dias de ponto facultativo nacionais de 2022

1º de janeiro (sábado) – Confraternização Universal (feriado nacional);
28 de fevereiro (segunda-feira) – Carnaval (ponto facultativo);
1º de março (terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo);
2 de março – quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até às 14 horas);
15 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo (feriado nacional);
21 de abril (quinta-feira) – Tiradentes (feriado nacional);
1º de maio (domingo) – Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
16 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo);
7 de setembro (quarta-feira) – Independência do Brasil (feriado nacional);
12 de outubro (quarta-feira) – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
28 de outubro (sexta-feira) – Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
2 de novembro (quarta-feira) – Finados (feriado nacional);
15 de novembro (terça-feira) – Proclamação da República (feriado nacional);
25 de dezembro (domingo) – Natal (feriado nacional).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.