Durante pandemia cresce número de maus-tratos contra animais em Manaus

O Senado aprovou no último dia 9 o Projeto de Lei (1.095/2019) que aumenta as penas para quem maltrata cães e gatos (Reprodução/ Internet)

MANAUS – Este ano, as polícias Civil e Militar registraram, por dia, ao menos uma denúncia de maus-tratos contra animais domésticos e silvestres em Manaus. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM) e foram divulgados na última semana.

De janeiro a julho, foram registradas 293 denúncias deste crime, uma alta de 38,8% em relação ao mesmo período do ano passado. A pandemia do novo Coronavírus, que exigiu o isolamento social, é apontada como um dos fatores para o aumento desse crime.

De acordo com a titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), Carla Biaggi, o maior tempo de permanência em casa por conta da prevenção contra a Covid-19 expandiu os casos de violência contra os animais.

PUBLICIDADE

“Acreditamos que esse aumento se deu por conta da pandemia. Como as pessoas ficavam muito tempo em casa, elas passaram a verificar na vizinhança a questão de como o animal é tratado. Cerca de 95% das denúncias que recebemos são dos próprios vizinhos”, explica a delegada.

Neste ano, a Delegacia do Meio Ambiente instaurou 304 inquéritos para investigar os crimes contra animais domésticos ou silvestres. De acordo com a delegada, em todos os casos são realizadas visitas para verificar a procedência das denúncias. “Em todas as denúncias nós vamos até o local, diligenciamos se é verdade que o animal está sofrendo maus tratos. Em alguns casos, a equipe faz a perícia ou precisamos de laudo dos veterinários para comprovar o crime”, disse Carla Biaggi.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.