‘A Democracia pode ser postergada, mas não derrotada’, diz poetisa durante posse nos EUA

Amanda Gorman na posse de Joe Biden (Reuters)

Com informações do G1

Com apenas 22 anos, Amanda Gorman se tornou a mais jovem escritora a recitar um poema durante cerimônia de posse de um presidente dos Estados Unidos. A jovem americana apresentou “The hill we climb” durante a posse de Joe Biden nesta quarta-feira, 20.

O poema fala sobre a divisão que tomou conta do país e aborda a invasão ao Capitólio por apoiadores do ex-presidente Donald Trump em 6 de janeiro. Ele também pede pela união da nação.

PUBLICIDADE

Alguns dos versos mais emocionantes do poema de Amanda são: “Pois sempre há luz, se apenas formos corajosos o suficiente para vê-la, se apenas formos corajosos o suficiente para sê-la”; “Ser americano é mais do que um orgulho que herdamos. É o passado para o qual entramos e como o consertamos” e “A Democracia pode ser temporariamente postergada, mas não pode ser permanentemente derrotada”.

Nascida em Los Angeles em 1998, Gorman começou a se interessar por poesia ainda na infância. Filha de uma professora de ensino médio, seus primeiros trabalhos foram publicados em jornais quando era pequena.

A escritora se formou em sociologia na Universidade Harvard, colabora com o jornal “The New York Times” e já escreveu para revistas.

Também apresentou seu trabalho em programas de TV e eventos na Biblioteca do Congresso e no Lincoln Center. Por sua plateia, já passaram artistas e políticos, como Lin-Manuel Miranda, Al Gore, Hillary Clinton, Malala Yousafzai, entre outros.

Em 2017, Gorman se tornou a primeira poeta juvenil laureada nos Estados Unidos. Seu primeiro livro, “The One for Whom Food Is Not Enough”, foi publicado em 2015.

Neste ano, ela tem dois lançamentos marcados: o livro de poemas “The Hill We Climb”, que vai conter a obra lida durante a posse, e o livro ilustrado “Change Sings”.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.