‘A Sabatina Técnica da CENARIUM foi uma iniciativa inédita no jornalismo brasileiro’, diz diretor do CRA-AM

Especialistas destacaram vanguarda do programa que confrontou candidatos à Prefeitura de Manaus. (Guilherme Oliveira/Revista Cenarium)

Gisele Coutinho – Da Revista Cenarium

MANAUS – “A Sabatina Técnica da CENARIUM foi uma iniciativa inédita no jornalismo brasileiro”, diz o representante do Conselho Regional de Administração (CRA-AM), Orlando Cruz, sobre a contribuição da sabatina à cidade de Manaus e aos eleitores. Nesta terça-feira, 10, os especialistas destacaram o ineditismo e a vanguarda do programa que confrontou propostas de nove, dos 11 candidatos a prefeito da cidade da capital amazonense.

“A Sabatina Técnica da CENARIUM é uma iniciativa inédita no jornalismo brasileiro. É inquestionável o momento histórico, acredito que isso entrará para a história do Brasil, como a primeira Revista que faz um debate técnico, despretensioso e muito construtivo para a cidade. Manaus só tem a ganhar com isso”, comentou Cruz.

PUBLICIDADE

A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB-AM), Grace Benayon, defende que a iniciativa fez diferença para os eleitores, por conta dos reflexos que a política causa nos setores da sociedade civil. “Fiz questão de estar aqui do início ao fim, pois a OAB é considerada a casa das boas causas. Estar ao lado de grandes instituições, demonstra a grandeza com o que foi pensado este projeto. A sabatina é um projeto que deixa uma marca para a sociedade, com boa repercussão, seriedade e credibilidade”, exemplificou Benayon.

À esquerda, Samir Oliveira do Crea-AM; Marcus Evangelista do Sindecon-AM. Ao centro, Grace Benayon da OAB-AM e Orlando Cruz do CRA-AM e à direita, Carlos Durigan, da Associação Conservação da Vida Silvestre. (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Espaço de ideias

Já o ambientalista da Associação Conservação da Vida Silvestre, Carlos Durigan, declarou satisfação em integrar o time de especialistas convidados pela Cenarium. “Me sinto em casa, aqui é um espaço incrível. Esta é a minha primeira experiência em um programa. Foi muito gratificante contribuir para o debate político, pois sabemos que Manaus é uma cidade culturalmente e ambientalmente muito rica, que precisa de um espaço como este, para conhecer de perto os candidatos e propostas”, ressaltou Durigan.

Em nome do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Samir Oliveira parabenizou a iniciativa da Cenarium. “Foi um espaço muito importante para os candidatos mostrarem projetos e propostas. Agora a sociedade tem um tempo para rever assuntos que foram abordados e pesquisar em quem realmente vai votar”, citou Oliveira.

Para o representante do Sindicato dos Economistas do Amazonas (Sindecon), Marcus Evangelista, a sabatina contribuiu com o eleitor na hora de fazer a escolha do voto. “Foi uma estratégia eficiente, isso que é democracia. É diferente do que colocar candidato frente a frente. Creio que a estratégia é inovadora”, finalizou Evangelista.

Time de especialistas

A dietora-geral da Revista Cenarium, Paula Litaiff, aborda que a Sabatina Técnica foi uma tarefa ousada para o jornalismo local. “Fazer política e comandar uma das maiores cidades do Brasil e da Amazônia é uma grande responsabilidade. Fico muito agradecida pela participação dos sabatinadores, que não mediram esforços em enriquecer o debate. Além da coragem dos nove candidatos que compareceram à sabatina”, reforçou Litaiff.

Além dos integrantes da última sabatina, também compuseram a bancada técnica da Cenarium, Afonso Lins (Crea-AM). Assim como o diretor artístico do Casarão de Ideias, João Fernandes. Jorge Campos (CRA-AM) e Marcelo Almeida (CREA-AM).

O time de especialista também contou com a presença da presidente da Fundação Indígena Kokama, Milena Kokama. Além do coordenador-geral da Articulação Amazônica dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro de Matriz Africana (Aratrama), Pai Alberto Jorge.

Candidatos

Ao todo, nove candidatos foram sabatinados pelo time de especialistas selecionado pela Cenarium. Entre eles, Alfredo Nascimento (PL), Chico Preto (DC), Coronel Menezes (Patriota); Capitão Alberto Neto (Republicanos), Romero Reis (Partido Novo).

Além de Ricardo Nicolau (PSD), José Ricardo (PT) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) e Marcelo Amil (PCdoB). Os únicos postulantes que não compareceram à Sabatina Técnica foram Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.