7 de março de 2021

Ana Pastana – Da Revista Cenarium

MANAUS – Netos e familiares de idosos a partir de 80 anos ou mais, um dos grupos prioritários da vacinação na capital amazonense, acompanharam nesta sexta-feira, 29, o início da imunização contra a Covid-19 em cinco pontos nas zonas de Manaus.

Sebastião Dalmares, de 85 anos, estava ao lado do neto Matheus e por vontade própria enfrentou a chuva para ser vacinado. “A sensação é maravilhosa, estou muito feliz. Não testei positivo para o vírus e respeitei o isolamento. Moro com a minha esposa de 70 anos que ainda não se vacinou, mas está ansiosa. Que Deus proteja não só eu como todos nós”, detalhou.

À esquerda está Sebastião de 85 anos ao lado do neto Matheus Dalmares. (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Outra idosa que também procurou a imunização nesta manhã foi a aposentada Maria da Conceição de 88 anos. Ela chegou a pé, acompanhada da filha e precisou se resguardar durante 11 meses no sítio da família para não ter contato externo e evitar contágio com a doença, que pode acometer de forma grave idosos que possuem comorbidades.

“Para mim é um alívio tomar essa vacina, graças a Deus chegou este momento. Fiquei no sítio por muito tempo e não saía para nenhum lugar, só ficava na varanda da minha casa. Se Deus quiser, dias melhores virão”, disse Maria emocionada após ter sido imunizada com a primeira dose da vacina contra Covid-19.  

A aposentada Maria da Conceição recebendo a primeira dose da vacina contra a Covid-19. (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

Aproveitando a modalidade drive-thru de vacinação, aquela em que não é necessário descer do automóvel para receber o imunizante, o aposentado José Romualdo Donadio elogiou o momento vivido durante a pandemia do novo Coronavírus. “Se vacine, não tem outra saída. Realmente é se vacinar mesmo”, ressaltou.

Calendário

O cronograma utilizado para a oferta das doses é baseado na idade e no mês de nascimento dos idosos. A primeira semana de vacinação, entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro, é voltada para a população com 80 anos e mais. Na segunda semana, entre 4 e 9 de fevereiro, serão contemplados os idosos entre 75 e 79 anos de idade. Na terceira semana (de 10 a 15) será a vez do público entre 70 e 74 anos.

A programação inclui idosos que buscam a primeira dose no dia correspondente ao mês de nascimento. Na primeira semana, os nascidos em janeiro e fevereiro serão vacinados na sexta-feira, 29; os nascidos entre março e abril, no sábado, 30; assim como os nascidos entre maio e junho, no domingo, 31; os nascidos em julho e agosto, na segunda-feira, 1º de fevereiro; os nascidos entre setembro e outubro, na terça, 2; e os nascidos entre novembro e dezembro, na quarta, 3.

Assista ao vídeo