A três dias do 2° turno, Lula permanece à frente com 49% dos votos totais, ante 44% de Bolsonaro
27 de outubro de 2022

Com informações da Folhapress
SÃO PAULO – A três dias do 2° turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL) em intenções de voto, com 49% dos votos totais, ante 44% do candidato à reeleição, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 27.
Brancos e nulos somam 5%, e indecisos, 2%.
No levantamento da semana passada, o petista registrava 49% dos votos totais, e o atual presidente, 45%. Brancos e nulos eram 4%, e indecisos, 1%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Com isso, permanece altamente estável o quadro para a disputa final da corrida à Presidência, cuja votação será neste domingo, 30, em meio a uma nova rodada de ataques de Bolsonaro à Justiça Eleitoral. O chefe do Executivo tenta tumultuar o pleito com a apresentação de um relatório frágil sobre suposta supressão de inserções de sua campanha em rádios do Norte e Nordeste.

Em votos válidos — que é o critério adotado pela Justiça Eleitoral para declarar o vencedor, excluindo votos em branco e nulos —, Lula teria, hoje, 53% e Bolsonaro, 47%, conforme o Datafolha. Na semana passada, os percentuais eram de, respectivamente, 52% e 48%.
O instituto ouviu 4.580 pessoas em 252 municípios entre terça, 25, e esta quinta-feira, 27. A pesquisa foi encomendada pela Folha e pela TV Globo e está registrada sob o código BR-04208/2022 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento não tem como finalidade prever o resultado, mas registrar a intenção de voto do eleitor no momento em que ele foi entrevistado. Somas podem ficar acima ou abaixo de 100% em razão de arredondamentos nos valores.