ABMCJ repudia ataques misóginos de candidato a vice-prefeito de Manaus


Por: Ana Pastana

11 de outubro de 2024
ABMCJ repudia ataques misóginos de candidato  a vice-prefeito de Manaus
Maria do Carmo, logo da ABMCJ e Renato Júnior (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

MANAUS (AM) -A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) no Amazonas emitiu, nessa quinta-feira, 10, uma nota pública repudiando os ataques cometidos pelo candidato à candidato a vice-prefeito na chapa de David Almeida (Avante), Renato Júnior, contra a concorrente, Maria do Carmo Seffair (Novo), durante um debate promovido pela TV Norte. De acordo com a organização, a atitude do candidato como “gestos de deboche” demonstram o desprezo por mulheres em espaços políticos, conforme a nota assinada pela presidente da Associação, Lúcia Maria Corrêa Viana.

Durante a transmissão, Maria do Carmo questionou Renato Júnior sobre uma investigação da Polícia Federal (PF), que o envolve em um suposto esquema de fraude em licitações de mais de R$ 130 milhões. Em resposta, o candidato apresentou informações descontextualizadas sobre o IPTU das empresas da candidata e adotou uma postura que tentou desqualificar a candidata. A Associação destacou que tal comportamento reflete a violência de gênero, estrutural nas desigualdades sociais, e enfatizou que combatê-la é dever de toda a sociedade.

“A intimidação e agressividade, por gestos e palavras, caracterizam violência política contra a mulher, assunto que deve estar em discussão e ser combatido todos os dias e por toda a sociedade, uma vez que tal prática tem sido, sistematicamente, utilizada com o objetivo de desencorajar, silenciar vozes e afastar as mulheres do cenário político”, diz trecho da nota.

A associação destacou que não se trata de tentar cercear o direito a qualquer indagação ou pergunta a quem quer que seja, mas de respeitar os adversários. “As ações e gestos de deboche manifestados, a todo momento, pelo referido candidato durante as falas da candidata Maria do Carmo Seffair, são característicos do desprezo que alguns homens nutrem por mulheres que ousam adentrar os espaços políticos, historicamente proibidos para elas”, finalizou.

Confira a nota na íntegra:

Powered By EmbedPress

Em vídeo publicado em suas redes sociais, Maria do Carmo agradeceu o apoio recebido e criticou o comportamento de Renato Júnior, classificando-o como um exemplo de “política baixa e machista”. Para ela, a postura do adversário reflete um pensamento ultrapassado que já não cabe mais na sociedade. “Nós estamos cada vez mais ocupando o nosso espaço, e na política somos mais do que necessárias”, afirmou a candidata a vice-prefeita.

Veja:

Leia também: ‘Maria do Carmo acreditava muito mais do que eu’, diz Alberto Neto após ir ao segundo turno
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.