Abraps lança núcleo em Manaus e reforça debate sobre sustentabilidade


Por: Ana Pastana

17 de setembro de 2025
Abraps lança núcleo em Manaus e reforça debate sobre sustentabilidade
Lançamento do Núcleo Manaus da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps) (Fotos: Reprodução/Mateus Moura e Erik Oliveira/Cenarium)

MANAUS (AM) – A Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps) lançou, nessa terça-feira, 16, o Núcleo Manaus, com o objetivo de fortalecer práticas de sustentabilidade e ampliar a atuação de profissionais na região. O evento foi realizado na sede do Instituto Soka Amazônia, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste da capital amazonense.

Na cerimônia, os diretores locais da Abraps, Regia Moreira, Jonivaldo Miranda e Lore Kotinske, apresentaram cases, destacaram iniciativas em andamento e reforçaram a importância da colaboração entre empresas, profissionais e comunidades da região para promover a sustentabilidade em todas as áreas.

Durante discurso, Regia Moreira ressaltou que a Abraps chega à cidade para reforçar a importância do debate sobre sustentabilidade, presente no dia a dia da população. “A Abraps vem para acrescentar, para a gente falar mais sobre sustentabilidade, porque eu acho que todo ser humano, todo mundo tem que trabalhar a sustentabilidade, tem que falar do meio ambiente. Nós precisamos disso”, disse.

Regia Moreira, diretora da Abraps Núcleo Manaus (Reprodução/Mateus Moura)

Uma associação nacional, a Abraps surgiu em 2011, sem fins lucrativos, com o objetivo de capacitar profissionais e promover networking, para que a sustentabilidade e o meio ambiente se tornem pautas centrais nas empresas, principalmente com a chegada do Núcleo Manaus.

“O Núcleo Manaus nasce hoje e a ideia, a partir de agora, é ter cada vez mais profissionais associados. Para quê? Para que possamos, através desse grupo de pessoas que vai se formar, fomentar treinamentos, qualificação, troca de network entre os profissionais que trabalham com isso e também com empresas que precisam de pessoas que atuem em sustentabilidade, responsabilidade social e governança”, afirmou Lore Kotinske, também diretora do Núcleo Manaus da Abraps.

Lore Kotinske, diretora da Abraps Núcleo Manaus (Reprodução/Mateus Moura)

Atualmente, a equipe da Abraps Manaus conta com cerca de 20 iniciativas voltadas para a sustentabilidade, que pretendem ser compartilhadas com empresas e com a sociedade civil. A ideia é que essas ações sirvam de inspiração para que mais pessoas e instituições se envolvam diretamente na construção de um futuro mais equilibrado e justo.

Um dos diretores do núcleo, Jonivaldo Miranda, já atua no campo da sustentabilidade, principalmente com práticas voltadas para comunidades periféricas, como no bairro Armando Mendes, na Zona Leste de Manaus.

Segundo ele, o objetivo é transformar o plástico em materiais mais sustentáveis e reutilizar o material descartado. “Temos dois projetos voltados para essa transformação, o plástico bio, adquirido no interior do Estado, que também ajuda a desenvolver comunidades locais e ribeirinhas”, explica.

Jonivaldo Miranda, diretor da Abraps Manaus (Reprodução/Mateus Moura)

Aos interessados em se associar à Abraps Núcleo Manaus, o cadastro pode ser feito pelo site www.abraps.gov.br, na área destinada a associados. A associação está aberta tanto para empresas quanto para pessoas físicas.

Leia mais: As mulheres, a crise climática e a sustentabilidade na Amazônia
Editado por Adrisa De Góes

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.