Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
17 de maio de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Com informações da assessoria

MANAUS – A praça Dom Pedro II, no Centro Histórico de Manaus, é mais um espaço público que passa por revitalização pela prefeitura de Manaus. Os trabalhos de paisagismo, lavagem, pintura e limpeza foram iniciados nessa sexta-feira, dia 30/4, pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

A revitalização da praça faz parte das ações que vêm sendo realizadas pelo Executivo municipal, que tem por finalidade proporcionar conservação e melhorias dos espaços públicos na cidade.

“Esse trabalho é um resgate da memória da nossa cidade. Essa praça é linda, e precisa ser bem cuidada. E estamos aqui fazendo a nossa parte, dentro das orientações do prefeito David Almeida, que recentemente inaugurou um memorial indígena neste espaço, valorizando as nossas raízes”, observou o secretário de Limpeza Urbana, Sabá Reis, que também ressaltou o trabalho em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), de fazer um resgate ao centro histórico da cidade.

Presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, e (João Viana/Semcom) e o secretário de Limpeza Urbana, Sabá Reis, acompanham os trabalhos na praça (João Viana/Semcom)

O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, destacou que a ação integrada entre as secretarias valoriza um dos pontos turísticos mais bonitos de Manaus, fortalecendo o turismo no local. “A gestão do prefeito David Almeida aposta no resgate histórico e cultural de Manaus, com resultados que beneficiam diretamente a população, que frequenta e mora no entorno da praça. Além disso, a ideia é que o espaço seja um lugar de encontro, descanso, conforto, segurança, contemplação e acessibilidade aos usuários”, concluiu Oliveira.

A praça Dom Pedro II ganhou, no último dia 19 de abril, uma placa em reconhecimento e homenagem aos indígenas que estão enterrados no local, que foi um cemitério no passado. Cemitério de ancestrais indígenas e local sagrado para os povos do Amazonas, a aldeia é fruto de um trabalho em coletivo da Fundação de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) com o Conselho Municipal de Cultura (Concultura). A Aldeia da Memória está situada no Centro da capital amazonense, no entorno do Paço Municipal, que também abriga o Museu da Cidade de Manaus.