Academia de Letras de Maués imortaliza mais de 40 intelectuais do Amazonas

Carolina Givoni – Da Cenarium

MANAUS – “A instalação da Academia de Letras de Maués (Alma) foi uma noite histórica para Maués, pois nos 188 anos de nosso município, congregamos 40 membros titulares e cinco membros honorários, demonstrando a união dos filhos do guaraná e dos que amam Maués”, comemora a primeira presidente eleita da Alma para o biênio 2021-2023, a advogada e jornalista Inácia Maria Caldas Trindade Puga Ferreira, ocupante da cadeira nº 1, que tem como patrono o dentista prático Alcemir Trindade.

De forma híbrida, a sessão solene realizada no dia 24 de setembro, no auditório do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) Campus Maués, empossou mais de 40 intelectuais de Maués. Alguns acadêmicos não puderam estar presentes por conta do isolamento social, mas foram considerados empossados e receberão as insígnias em uma próxima sessão da Academia de Letras de Maués.

“Nossa academia é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo precípuo cultivar o idioma, a literatura, as artes no âmbito local e nacional, mediante ação coletiva de seus membros e da sociedade maueense, incentivando a produção intelectual e a descoberta de novos talentos, promovendo a proteção do patrimônio histórico, cultural material e imaterial do nosso município”, complementa a presidente da Alma.

A cerimônia de posse foi realizada de forma híbrida, presencialmente e por meio de aplicativos de reunião online com demais membros (Reprodução/Acervo Pessoal)

Amor à terra

A diretoria da Alma também é composta pelo vice-presidente, José Monteiro Gondim Filho (Zequinha Gondim), ocupante da cadeira nº 18. O patrono Clóvis Prado De Negreiros; Bem como a secretária-geral Vilma de Jesus de Almeida Serra, ocupante da cadeira nº 34; Patrona: Professora Jandira Peixoto Mc Comb; e a secretária-adjunta Maria Do Socorro Barroso Leite, ocupante da cadeira nº 27. Patrono: Luís Carlos Ferreira Leite (terreirão).

“Deixamos aqui registrado o grande empenho do nosso padrinho, o acadêmico Cláudio Chaves, que não mediu esforços para que este sonho fosse concretizado. (..) Que tenhamos sempre as bênçãos de Deus e o apoio dos nossos conterrâneos, das nossas conterrâneas, bem como dos que moram em Maués e dos que nutrem amor pela nossa terra”, diz Inácia Caldas Puga.

Também prestigiaram a cerimônia o deputado federal Sidney Leite, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor doutor Sylvio Puga, e o vereador de Maués Paulo Rodrigo.

A advogada e jornalista Inácia Maria Caldas Trindade Puga Ferreira durante cerimônia da Alma (Reprodução/Acervo Pessoal)

Lista de empossados

A presidente da Academia empossou os demais membros da primeira diretoria eleita da Academia de Letras de Maués para o biênio 2021-2023, a saber:

Conselho fiscal

Titulares

Presidente do Conselho Fiscal:

Suplentes

Também, na noite, foram empossados os demais acadêmicos titulares, a saber:

Posse remota

Pela modalidade remota foram empossados:

Foram considerados empossados os acadêmicos que, por motivo de força maior, não estavam presentes. Eles receberão as suas insígnias, em sessões futuras:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO