Coluna da REVISTA CENARIUM dedicada a falar, de forma dinâmica, sobre o que está em alta na cena política da Amazônia, Brasil e mundo.


Ações da Prefeitura de Manaus: conflito e higienização social no Centro da cidade


Por: Bianca Diniz

08 de agosto de 2025
Ações da Prefeitura de Manaus: conflito e higienização social no Centro da cidade
Materiais de trabalho de ambulantes foram apreendidos em ação da Prefeitura de Manaus (Antônio Pereira/Semcom e Alinne Bindá/CENARIUM)

A ação da Prefeitura de Manaus na Rua Bernardo Ramos, no Centro Histórico da capital, expõe o que especialistas apontam como uma política de higienização social. Sob o argumento de “reordenamento urbano”, a gestão do prefeito David Almeida (Avante) usa a Guarda Municipal para reprimir vendedores ambulantes amazonenses, haitianos e venezuelanos, apreendendo equipamentos e expulsando trabalhadores à força. Ao tratar o comércio informal dessa forma, a prefeitura aprofunda desigualdades e apaga parte da identidade da cidade. Revitalizar exige inclusão, não repressão.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.