Acre tem 19 câmaras refrigeradas para armazenamento de vacinas contra a Covid-19, diz saúde
07 de dezembro de 2020

Com informações do G1
RIO BRANCO, AC – Com o objetivo de imunizar 136 mil pessoas com a vacinação contra o novo coronavírus, o estado já tem 19 câmaras refrigeradas para fazer o armazenamento da vacina, segundo informou a gerência do Núcleo do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).
“Nosso estado já está equipado com os novos equipamentos. Estamos só aguardando o momento da chegada da vacina contra o coronavírus. Já estamos com a capacidade para receber as doses que tem previsão para o final de fevereiro, a chegada das primeiros lotes para iniciar a vacinação no mês de março”, disse a coordenadora do PNI, Renata Quiles.
O Ministério da Saúde divulgou, na terça-feira, 1º, os primeiros pontos da estratégia “preliminar” para a vacinação da população contra a Covid-19. De acordo com a pasta, o plano será dividido em quatro etapas.
- Primeira fase: trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.
- Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos.
- Terceira fase: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da Covid-19 (como pacientes com doenças renais crônicas e cardiovasculares).
- Quarta fase: professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.
Renata disse que o estado já tem os reservatórios e afirmou que o número pode ser ampliado caso haja necessidade. Além disso, ela pontuou que todos os municípios do Acre estão sendo orientados.
“Os municípios é que são os executores das campanhas de vacinação, das implantações e da rotina. Eles já estão sendo orientados rotineiramente. A gente já vem trabalhando as atualizações com eles, as necessidades e as adequações que eles terão que fazer para a implantação da vacina”, acrescentou.
A coordenadora pontuou ainda que a vacina deve se aplicada como as outras que fazem parte do calendário e que os profissionais já estão habilitados.
“Ela é uma vacina a ser trabalhada como qualquer outra do nosso calendário, os profissionais estão capacitados, já têm experiência em trabalhar com o imunobiológico, nossa equipe do estado está apta a trabalhar com a vacina”, explicou.
Neste sábado, 5, o Acre registrou 37.277 casos de Covid-19, segundo o boletim da Sesacre. Mais uma morte foi registrada nas últimas 24 horas. O número de vítimas agora é 732 em todo o Estado.
A gerente confirmou que não há nenhuma informação sobre qual vacina deve ser disponibilizada e que a saúde aguarda as orientações e confirmações da Anvisa, responsável por aprovar o plano de imunização e da vacina adequada.
“A gente está, desde o início, pautado para ser trabalhada a da Fio Cruz, mas ainda estamos aguardando que uma outra vacina possa ser aprovada na frente, porque a ideia é a pressa, a vacina que for aprovada pela Anvisa, detectada a segurança na vacina, a que primeiro for aprovada é de interesse do Ministério da Saúde para ter agilidade para que as pessoas possam se imunizar de forma mais rápida possível, porém, como tudo ainda aguarda a aprovação da Anvisa, nós não recebemos oficialmente qual será a vacina”, concluiu.