Adolescente é novamente apreendido ao voltar a praticar abusos no Discord: ‘Total descaso com a lei’, diz PF
09 de julho de 2023

Da Revista Cenarium*
VITÓRIA (ES) – A Polícia Federal (PF) cumpriu na sexta-feira, 7, no Espírito Santo, mandado de busca e apreensão de adolescente suspeito de praticar diversos atos infracionais na plataforma Discord.
De acordo com as investigações, o menor apreendido era um dos agressores mais atuantes nas plataformas Discord e TikTok, e é suspeito de ter levado a sofrimento diversas crianças e adolescentes.
O adolescente já havia sido alvo de mandado de busca e apreensão em sua residência e ainda assim, em total descaso com a lei, continuou praticando os mais diversos atos infracionais, tais como incitação a automutilação e abuso infantil.
Discord é alvo de investigações
Aplicativo popular entre os jovens, o Discord vem sendo alvo de investigações por ter canais com conteúdos que fazem apologia ao nazismo, racismo, pedofilia e exploração sexual.

O Discord oferece chat de voz, texto e vídeo e é bastante utilizado por gamers para se comunicar com amigos e outros usuários ao jogar on-line. O aplicativo, entretanto, vem sendo usado por criminosos para circular conteúdos violentos.
Gerente da Organização Não Governamental (ONG) Safernet, Guilherme Alves, explica que a plataforma funciona de forma semelhante ao WhatsApp.
“É um App como o WhatsApp, onde você tem a possibilidade de entrar em diferentes salas de conversa com amigos ou pessoas que você não conhece. Tem sido onde comunidades violentas vêm surgindo”.
No site, o Discord mantém uma extensa lista de orientações à comunidade. Atualizadas em fevereiro de 2023, as normas incluem: não encorajar, coordenar ou se envolver em situações de assédio e não usar discurso de ódio ou se envolver em outras condutas odiosas.