Adolescente esquarteja irmãos em comunidade indígena no AM; suspeito é apreendido


Por: Jadson Lima

09 de outubro de 2025
Adolescente esquarteja irmãos em comunidade indígena no AM; suspeito é apreendido
Autoridades locais informaram à CENARIUM que o suspeito está a caminho de Manaus (Reprodução | Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

MANAUS (AM) – Um adolescente, que não pode ter a identidade revelada, foi apreendido em flagrante nesta quinta-feira, 8, suspeito de matar e esquartejar dois irmãos, de 2 e 5 anos, na comunidade indígena Boa Vista, zona rural do município de Barreirinha (AM), a 331 quilômetros de Manaus. De acordo com informações apuradas pela CENARIUM, o suspeito está a caminho de Manaus (AM).

Um vídeo mostra o homem confessando o crime e mencionando um tio, identificado como Valdeci, como a pessoa que teria ordenado os homicídios. A reportagem teve acesso à informação de que Valdeci seria a mesma pessoa envolvida no assassinato do pai do suspeito.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram duas crianças golpeadas em várias partes do corpo e esquartejadas. As vítimas foram encontradas dentro de uma residência de madeira. Não foi possível confirmar se o local seria a casa da família.

De acordo com a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) que atua no município, o caso faz parte de um histórico de conflitos familiares na comunidade, que já resultou em cinco homicídios. O suspeito foi detido por um agente comunitário indígena que atua na região.

“Ele vem para Manaus, Tem nem como chegar com ele lá [em Barreirinha]”, disse uma autoridade à reportagem.

A CENARIUM solicitou nota da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e pediu esclarecimentos sobre abertura de inquérito pela 42ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Barreirinha para apurar o caso, mas até o momento não houve retorno. A reportagem também tenta contato com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), mas até o momento não obteve resposta.

Leia mais: Fechamento de postos da Funai expõe indígenas de recente contato a riscos de invasão e violência

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.