Adolescente suspeito de assaltar joalheria é morto por segurança em Manaus
Por: Lucas Thiago
13 de agosto de 2025
MANAUS (AM) – Um adolescente de 16 anos, identificado como Vinícius Pereira, conhecido como ‘Flamengo’, foi baleado na tarde desta quarta-feira, 13, dentro de uma joalheria localizada na Rua Barroso, no Centro de Manaus (AM). Ele foi atingido por disparos feitos por um segurança do estabelecimento comercial após uma tentativa de assalto. Outros três suspeitos fugiram do local.
O delegado da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Daniel Vezani, afirmou que o adolescente foi baleado na nuca. De acordo com a autoridade policial, os outros suspeitos estavam em duas motocicletas e fugiram após a ação com R$ 70 mil em joias, segundo os proprietários do estabelecimento. À imprensa, Vezani declarou que não havia arma de fogo em poder do suspeito morto.

‘Por volta de 14h10, supostamente duas ou três motocicletas, os quatros suspeitos adentraram nessa joalheria, dando voz de assalto quando surgiu uma pessoa, nesse momento começaram os disparos de armas de fogo e um dos suspeitos empreenderam fuga em suas motos. A vítima foi alvejado na região da nuca’, disse o delegado.
Abalados, familiares de Vinícius estiveram no local. Um homem, que não quis se identificar, disse à CENARIUM que essa foi a primeira vez que o adolescente participou de um assalto e que ele era jogador de futebol. “Más companhias. Não precisava disso, não. Ele nunca fez isso”, declarou. Ainda conforme a família, Vinícius deixa uma filha de um ano de idade.
Segundo testemunhas que presenciaram o assalto, esta é a quarta vez, em 2025, que a joalheria é alvo de grupos criminosos. Após o registro da ocorrência, nesta quarta-feira, a rua onde o estabelecimento está localizado foi totalmente interditada pela Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) por cerca de duas horas.

O corpo do adolescente foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML). O caso seguirá sob investigação da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).