Advogada indicada por Lula ao STJ tem histórico de luta pelos direitos das mulheres


30 de agosto de 2023
Advogada indicada por Lula ao STJ tem histórico de luta pelos direitos das mulheres
A advogada Daniela Teixeira (Divulgação)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – A advogada brasiliense Daniela Teixeira, 51, foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a cadeira no Superior Tribunal de Justiça (STJ), após aposentadoria do ministro Félix Fischer. A indicação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Daniela Teixeira ainda deve passar por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, assim como por votação no Plenário da Casa Legislativa. Caso aprovada, será a sétima mulher a ocupar a cadeira na Corte. A REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA entrou em contato com Daniela que, por meio da assessoria, afirmou que só deve se pronunciar a respeito da indicação após a sabatina no Senado.

Advogada Daniela Teixeira (Divulgação)

Com histórico de lutas a favor dos direitos das mulheres e de pessoas vulnerabilizadas, Daniela atua desde 1996 perante o STJ, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Formada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduada em Direito Econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Daniela também possui mestrado em Direito Penal pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e trabalhou 15 anos na OAB, em comissões sobre os temas: combate à violência doméstica, jovem advocacia e sistema prisional.

Em 2019, ela também estava presente na lista tríplice para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas não foi escolhida pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), com quem já protagonizou embate em 2016, no Plenário do Senado Federal. À época, Daniela defendia a condenação de agressores, citando o então deputado federal Jair Bolsonaro, no caso em que era réu, por falar que a deputada Maria do Rosário “não merecia ser estuprada” por “ser feia”.

Daniela ficou em primeiro lugar na lista montada pela OAB, sendo a única mulher entre os possíveis indicados que chegou ao presidente Lula. Com 20 anos de experiência, Daniela vem de uma família em que é a primeira advogada. Em sua carreira, trabalhou pela aprovação de uma lei federal que libera grávidas e lactantes de passarem por aparelhos de raio-x ao entrarem nas cortes de Justiça, pois a exposição pode prejudicar os bebês.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.