Aeronave com presidente Lula enfrenta pane e fica à deriva no México
Por: Letícia Misna
01 de outubro de 2024
MANAUS (AM) – A aeronave presidencial que transporta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua comitiva sofreu um problema técnico após decolar no Aeroporto da Cidade do México, de acordo com informações da Força Aérea Brasileira (FAB). Lula estava no México há dois dias para participar do Fórum Empresarial Brasil-México.
A FAB não detalhou o que de fato ocorreu, mas informou que adotou medidas de segurança seguindo os protocolos e que os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para aterrissar novamente no México, trocar de avião e retornar ao Brasil.
Em imagens obtidas pelo site FlightAware, que monitora rotas de voo ao redor do mundo, é possível ver a aeronave presidencial voando em círculos para gastar o combustível.
Confira abaixo a nota da FAB na íntegra, assinada pelo comandante Marcelo Damasceno:
“Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10).
Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília.
Em atualização