Aeronave faz pouso de emergência e interrompe operações em aeroporto de Manaus
Por: Gabriel Abreu
23 de agosto de 2025
MANAUS (AM) – Um avião de pequeno porte fez um pouso de emergência na noite desta sexta-feira, 22, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus (AM). A aeronave, modelo King Air, prefixo PT-OJA, que havia decolado da capital amazonense, teve problemas com o trem de pouso e precisou retornar. Três pessoas estavam a bordo: o piloto, o copiloto e uma passageira.
O Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBM-AM) foi acionado para realizar o resfriamento do avião, utilizando água e Líquido Gerador de Espuma (LGE). Ao todo, dez viaturas e 33 militares foram mobilizados para a ocorrência. Uma passageira que estava na aeronave precisou receber atendimento especializado após o pouso, devido ao estado de choque em que se encontrava.
De acordo com uma nota da corporação, as equipes do Corpo de Bombeiros permaneceram na área, após o pouso, para acompanhar a retirada da aeronave e prestar atendimento, caso necessário. Representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Polícia Civil também estiveram no local para investigar as causas do pouso de emergência.
Imagens registradas em um aplicativo de aviação mostra que a aeronave fez várias voltas no ar antes de pousar no Aeroporto Internacional de Manaus. No registro, é possível notar outros aviões de companhias aéreas que precisaram desviar a rota por conta da atividade emergencial na pista do aeroporto.

Aeroporto fechado
Por conta do incidente envolvendo a aeronave, a concessionária que administra o terminal informou que as operações foram suspensas por mais de cinco horas, em decorrência do trabalho feito pelas equipes para atender ao avião que ficou que ficou parado na pista de pouso.
Em nota enviada à imprensa, a empresa informou o seguinte que o “atendimento de resposta à emergência do aeroporto foi acionado e está dedicado em acompanhar a ocorrência. Na ocasião, não houve feridos. As operações foram interrompidas temporariamente no aeroporto”.
A administradora solicitou que os passageiros com viagens programadas procurassem as suas respectivas companhias aéreas para verificar o status dos voos, e que mais informações deveriam ser solicitadas à operadora da aeronave.