Aeroporto de Belém alaga a 88 dias da COP30 após receber R$ 470 milhões
Por: Mari Furtado
16 de agosto de 2025
MANAUS (AM) – Com investimento de R$ 470 milhões, anunciado em julho de 2024 para a modernização do terminal, passageiros do Aeroporto Internacional de Belém (PA) registraram parte do espaço alagado. As imagens, gravadas na noite dessa sexta-feira, 15, mostram pessoas observando um vazamento de água da parte superior do ambiente. O caso ocorre a 88 dias da abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30)
O vídeo mostra a água caindo e passageiros levantando os pés e malas. A gravação mostra, ainda, a água acumulada no saguão de embarque, dificultando a circulação de quem aguardava voos para outras cidades. Algumas pessoas permanecem sentadas nos assentos do aeroporto, mas com as pernas suspensas. Veja vídeo:
O episódio acontece no mês que o espaço seria entregue, segundo o Governo Lula, e no momento em que Belém se prepara para receber chefes de Estado, autoridades e delegações internacionais para a COP30, marcada para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro, na capital paraense.
“As obras no aeródromo estão a todo vapor para serem entregues em agosto. São R$ 470 milhões para garantir a estrutura adequada para receber um fluxo diário de passageiros quase quatro vezes maior do que o usual, durante o evento da ONU“, disse o trecho de um a nota do Ministério de Portos e Aeroportos.
O titular da pasta, ministro Silvio Costa Filho, apontou que “os investimentos vão garantir a melhor recepção aos participantes da COP e representam um legado que atravessará gerações”. Conforme o comunicado, o eeroporto está sob responsabilidade da concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA).
Na época, um novo pátio estava em construção “para aumentar o número de posições de estacionamento de aeronaves”. Já as cabeceiras 20 e 24 contarão com o PAPI (do inglês, Precision Approach Path Indicator), sistema de luzes que auxilia pilotos na aproximação da aeronave da pista de pouso.
A obra também envolvia, segundo o ministério, a restauração dos pavimentos do pátio, de taxiways, da sinalização horizontal e da pista de pouso e decolagem, a modernização e a automação do balizamento noturno.
Veja a nota do aeroporto:
“A Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária do Aeroporto Internacional de Belém, informa que, em razão das obras de modernização em andamento, que incluem intervenções no telhado do terminal de passageiros com movimentação geral de peças, foram registrados pontos de infiltração no final da tarde desta sexta-feira (15), quando a região enfrentou alto volume de chuvas em poucas horas. A concessionária lamenta os transtornos e informa que adotou providências imediatas para a correção do ponto e a normalização da sala de embarque.
Investimentos
A NOA destaca que está aplicando investimentos próprios, da ordem de R$ 450 milhões, em obras de modernização do Terminal de Passageiros e em intervenções que contemplam toda a infraestrutura operacional do aeroporto. Essas ações, iniciadas no segundo semestre do ano passado, integram as melhorias previstas na Fase 1-B do contrato de concessão e estavam inicialmente previstas para maio de 2026.
O prazo de conclusão foi antecipado para este ano após tratativas da concessionária junto ao Governo Federal, de forma que o aeroporto irá receber, com ainda mais agilidade, excelência e conforto os milhares de participantes da COP30 em Belém.
Terminal de Passageiros
Com as intervenções, as áreas de embarque serão quase triplicadas, saltando de 1.593 m² para 4.303 m². Isso está sendo possível por meio da criação de dois novos mezaninos no saguão principal, promovendo benefícios que vão desde mais agilidade no processo de inspeção de segurança até mais conforto na espera pelo voo, com a disponibilidade de uma nova praça de alimentação e a modernização dos sistemas de climatização, iluminação e abastecimento elétrico – já realizado por fontes 100% renováveis.
As instalações serão amplamente reformuladas com a implantação de nova comunicação visual, novos mobiliários e modernos sanitários acessíveis, que contarão com espaços para família, fraldários e áreas para amamentação.
Atualmente, os clientes já podem usufruir da nova sala de embarque remota, ampliada em 214% para oferecer mais conforto e fluidez aos viajantes.
As intervenções incluem, ainda, a instalação de novos portões eletrônicos de autoatendimento com tecnologia biométrica, voltados à automatização do controle migratório. A solução segue os parâmetros dos órgãos competentes para o fluxo da COP 30.
Eficiência e Segurança Operacional
Para incremento da segurança e da eficiência operacional, o número de posições para estacionamento de aeronaves será ampliado graças à construção de um novo pátio. Durante o período da COP30, a NOA adotará uma estratégia operacional integrada para otimizar a capacidade de hangaragem, utilizando três pátios simultaneamente, incluindo a nova área atualmente em fase de finalização.
Além disso, as cabeceiras 20 e 24 receberão a implantação de PAPI (do inglês, Precision Approach Path Indicator), um auxílio visual que orienta os pilotos a realizarem aproximações de pouso de forma mais precisa, mesma sob condições de baixa visibilidade.
Outras melhorias envolvem a restauração completa dos pavimentos do pátio, de taxiways e da pista de pouso e decolagem (PPD), modernização e automação do balizamento noturno, revitalização da sinalização horizontal, além da modernização do ALS (Approach Light Systems) na cabeceira 06.
Além de elevar a qualidade da experiência do passageiro, a disponibilidade de infraestrutura moderna, segura e confortável também qualifica o empreendimento para receber novos parceiros comerciais e atrair novos voos.“
