AGU entra com recurso para desarquivar denúncia contra jogador Wallace Souza


03 de março de 2023
AGU entra com recurso para desarquivar denúncia contra jogador Wallace Souza
Wallace abriu uma caixinha de perguntas, no Instagram: 'Daria um tiro na cara do [presidente da República] Lula com essa 12?' (Reprodução/Sada Cruzeiro)
Da Revista Cenarium*

BRASÍLIA – A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do voleibol reconsideração da decisão que arquivou representação contra o jogador Wallace Souza. Em janeiro, o atleta postou, em sua conta no Instagram, uma foto sua com uma arma calibre 12 na mão e abriu uma enquete perguntando: “Daria um tiro na cara do [presidente da República] Lula com essa 12?”.

Leia também: ‘Mau exemplo, mau atleta e deve ser repreendido’, afirma documento do Governo Lula sobre jogador Wallace

Após o episódio, o jogador foi alvo de uma representação na Justiça Desportiva, mas a denúncia foi arquivada depois de o tribunal entender que não há razões legais para abertura de processo no âmbito desportivo.

No pedido de reconsideração enviado nessa quinta-feira, 2, ao STJD, a AGU argumenta que a conduta do jogador pode ser enquadrada no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) como incitação ao ódio ou violência, regras que permitiram a suspensão do atleta, que joga no Cruzeiro.

No entendimento do órgão, a conduta de Wallace é “terreno fértil para a reprodução de ações violentas e criminosas”.

“Atos terroristas como os de 8 de janeiro e assassinatos em massa, sob os pretextos mais vis, inclusive, com armas do mesmo calibre veiculado pelo representado, tendem a se propagar na sociedade, sob a influência de manifestações de ódio, como a ora impugnada”, argumentou a AGU.

Defesa

Após a repercussão das declarações, o jogador se desculpou por ter promovido a enquete. Ele declarou que “jamais incitaria violência, em hipótese alguma”, e disse que fez “uma postagem infeliz”.

(*) Com informações da Agência Brasil

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.