Ailton Krenak é o entrevistado do ‘Roda Viva’, programa da TV Cultura desta segunda-feira, 19

Ailton vai aborda sobre lutas em prol das causas indígenas. (Reprodução/Internet)

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – O programa da TV Cultura do Brasil “Roda Viva”, desta segunda-feira, 19, que conta com mediação da apresentadora e jornalista Vera Magalhães, vai entrevistar, às 22h, o ambientalista e escritor Ailton Krenak. O tema do encontro vai abordar sobre as lutas em prol das causas indígenas, defendidas por ele desde os anos 1980.

No programa, Ailton irá falar ainda sobre a Organização Não Governamental (ONG) que fundou, conhecida como “Núcleo de Cultura Indígena”, além das alianças que formou para que os direitos dos povos indígenas fossem assegurados. Ele falará da organização da Aliança dos Povos da Floresta.

PUBLICIDADE

Irão participar do programa os entrevistadores: Leão Serva, diretor de jornalismo da TV Cultura, Renata Machado, jornalista e cofundadora da rádio indígena Yandê, Denilson Baniwa, artista visual e articulador indígena, Sidarta Ribeiro, vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de José Miguel, professor.

Ailton Krenak

Ailton Alves Lacerda Krenak nasceu em Minas Gerais, no dia 29 de setembro de 1953. Ele é líder indígena, ambientalista, poeta e escritor. Atualmente, é considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, com reconhecimento internacional. Ailton faz parte da etnia crenaque.

Em 1980, Ailton passou a dedicar ao movimento indígena e em 1985 fundou a ONG “Núcleo de Cultura Indígena”, que tem como objetivo promover a cultura indígena. Krenak tem uma preocupação ainda maior com o rompimento da barragem em Mariana, em Minas Gerais, que ocorreu em 2015, considerado o maior desastre socioambiental do Brasil.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.