Aleam vai lançar edital de concurso público com 100 vagas; saiba data
Por: Cenarium*
27 de agosto de 2025
MANAUS (AM) – A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) lançará, no dia 3 de setembro de 2025, o edital do concurso público que visa preencher vagas efetivas na instituição. O certame será organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e ofertará oportunidades de ingresso para cargos de níveis médio e superior. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União), durante sessão nesta quarta-feira, 27.
O edital trará informações sobre o calendário do concurso, incluindo o período de inscrições, datas das provas e orientações aos candidatos. A publicação oficial marcará a abertura formal do processo seletivo, conduzido pela FGV, instituição contratada para organizar todas as etapas do certame.
“Para nós, deputados da 20ª Legislatura, é uma grande realização promover este concurso depois de 14 anos. E, para prestar contas à sociedade, venho a esta tribuna anunciar que, no dia 3 de setembro, faremos o lançamento do edital do concurso público da Assembleia Legislativa do Amazonas. Nessa data, serão informados o calendário das provas e todas as informações referentes ao certame”, afirmou Cidade.

Serão disponibilizadas 100 vagas para provimento imediato, distribuídas entre 60 cargos de nível superior e 40 de nível médio. O edital também vai prever 200 vagas para cadastro de reserva, destinadas à composição do quadro conforme futuras demandas da Aleam.
As provas estão previstas para ocorrer cerca de dois meses após a publicação do edital. A estimativa é de que todas as etapas da seleção ocorram ainda em 2025, respeitando o cronograma estabelecido entre a Aleam e a banca organizadora.
A convocação dos aprovados deverá ocorrer ainda neste ano. Segundo a presidência da Aleam, a expectativa é que os novos servidores comecem a atuar já no início de 2026, reforçando o quadro efetivo da instituição após um intervalo de 14 anos sem concurso público.
“As provas serão realizadas ainda neste ano. Nossa previsão é realizar os chamamentos em 2025, para que os novos servidores possam começar a trabalhar já no início do próximo ano”, reforçou Cidade.