‘Além das Manchas’ debate racismo e sororidade no interior do AM


Por: Cenarium*

04 de junho de 2025
‘Além das Manchas’ debate racismo e sororidade no interior do AM
"Além das Manchas" foi filmado integralmente no município amazonense de Presidente Figueiredo (Williams Ferry)

MANAUS (AM) – O curta-metragem “Além das Manchas”, filmado integralmente no município amazonense de Presidente Figueiredo, no celebra não apenas uma narrativa sobre o enfrentamento ao preconceito racial e a união feminina, mas também a ascensão da jovem atriz Valentina Marques. A obra, com sessões de pré-estreia em Manaus nesta semana, coloca em evidência o talento da atriz de 14 anos, residente em Presidente Figueiredo.

Valentina Marques, natural da Paraíba e criada no Amazonas, iniciou sua jornada artística na Casa de Artes Trilhares, em Manaus. Apesar da pouca idade, ela já acumula experiência em palcos como o Teatro Amazonas e o Teatro Manauara. Seu reconhecimento no cenário audiovisual brasileiro veio com a série “Cangaço Novo”, da Amazon Prime Video, onde interpretou a versão jovem da personagem Dinorah, recebendo elogios da crítica e do público.

Valentina Marques, natural da Paraíba e criada no Amazonas (Reprodução)

Recentemente, a atriz comemorou sua estreia como protagonista em “Revolução da TV”, um filme da TV Globo exibido na “Tela Quente” e disponível no Globoplay. Este recente trabalho marcou um capítulo importante na carreira de Valentina, que almeja participar de novelas e outros filmes.

“Além das Manchas”, dirigido por Wallace Abreu e produzido pela atriz e produtora cultural Rosa Malagueta (Divulgação)
‘Além das Manchas’

“Além das Manchas”, dirigido por Wallace Abreu e produzido pela atriz e produtora cultural Rosa Malagueta, aborda a trajetória de Mariana, uma mulher preta que enfrenta o racismo ao chegar em uma comunidade ribeirinha para trabalhar como lavadeira. A protagonista é interpretada por Agrael de Jesus, atriz rondoniense premiada por “Ela Mora Logo Ali”, que se inspira na avó afro-indígena de Rosa Malagueta.

“Minha avó foi uma mulher afro-indígena, que passou por muitas provações em vida e que muito me inspira. A primeira vez que vi a Agrael, me lembrei muito da figura da minha avó. Não podia ser outra atriz para o papel”, destaca Rosa Malagueta sobre a inspiração para a personagem.

‘Além das Manchas’ foi filmado integralmente no município amazonense de Presidente Figueiredo (Reprodução))

O curta-metragem, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, terá exibições gratuitas nos dias 4 e 6, às 14h, nas escolas estaduais Marcantonio Vilaça II e Alice Salerno em Manaus. As sessões contarão com a presença das atrizes Jôce Mendes e Valentina Marques, seguidas por um workshop sobre produção audiovisual na Amazônia, em uma iniciativa que conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Após as pré-estreias em Manaus, “Além das Manchas” iniciará sua circulação em mostras e festivais, buscando levar a história e a cultura amazonense para públicos diversos no Brasil e no exterior. A obra conta com um elenco que inclui Gomes de Lima, Sendí Baré, Petta Catão, Márcia Vinagre, Tony Ferreira, Cleciano Cardoso, Moisés Neto e Malu Sales.

(*) Com informações da Assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.