Aliado de Bolsonaro, prefeito de Manaus diz que Paulo Guedes é o pior ministro da história: ‘Um imbecil’

O prefeito David Almeida (Avante), à esquerda, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, à direita. (Arte: Thiago Alencar/ Revista Cenarium)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS — Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), declarou, na manhã desta segunda-feira, 2, que o ministro da Economia, Paulo Guedes, é um “imbecil”. O motivo é a atual crise econômica do País e os recentes ataques à Zona Franca de Manaus (ZFM).

Durante o discurso, o prefeito lembrou que votou em Bolsonaro, mas vai cobrá-lo sobre quais atitudes o chefe do Executivo nacional irá tomar referente aos decretos que reduziram ou zeraram o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no País, e prejudicam diretamente o Polo Industrial de Manaus (PIM).

“Ele é o pior ministro da Economia de todos os tempos. Temos o maior índice de inflação, gasolina alta, gás de cozinha nas alturas e quem é o culpado para esse imbecil? É a Zona Franca. É um imbecil que nunca recebeu um voto”, disse o prefeito durante um evento no bairro Planalto, zona Centro-Oeste da capital amazonense.

PUBLICIDADE

Veja o vídeo:

Ataques à ZFM que irritaram o prefeito

Na última quinta-feira, 28, o governo federal publicou o Decreto Federal nº 11.052, que zerou a alíquota do IPI do polo de concentrados e retirou a competitividade das indústrias do setor na ZFM. Antes disso, porém, houve outros ataques ao polo: o Decreto Federal nº 11.047/2022, que reduziu linearmente em 25% o IPI de produtos, e outro que aumentou em 10% essa redução, totalizando 35%.

Os decretos afetam 500 mil empregos diretos e indiretos gerados pela Zona Franca de Manaus. Na manhã desta segunda-feira, 2, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) ingressou, no Supremo Tribunal Federal, com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o decreto que zerou a alíquota do IPI do polo de concentrados. Essa foi a segunda ADI protocolada no supremo.

Leia também: ‘A situação é preocupante’, dizem trabalhadores do interior do AM que dependem do Polo de Concentrados de Manaus

“Só nos últimos 15 dias foram duas ações (ADIs). Eu vou lutar de todas as formas contra qualquer medida, contra qualquer decreto que ameace esse modelo, que é o mais exitoso em torno de desenvolvimento econômico, social e ambiental. Assim que for definida a relatoria, irei com o ministro lá no STF para sensibilizá-lo da importância que o modelo Zona Franca tem para a geração de emprego e renda para a nossa população”, disse o governador do Amazonas, Wilson Lima.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.