‘Alô, Tarifaço’: videoconferência entre Lula e Trump abre caminho para encontro
Por: Bianca Diniz
06 de outubro de 2025
Treze dias após Donald Trump declarar que teve “química” com Lula, os presidentes se reuniram nesta segunda-feira, 6, por videoconferência, em um esforço do Brasil para conter a escalada da guerra tarifária e estabilizar o comércio bilateral. O diálogo foi articulado pelo Itamaraty em parceria com a Casa Branca.
Durante a conversa, Lula destacou que o Brasil é um dos três países do G20 com superávit na balança de bens e serviços em relação aos EUA e solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais, além de medidas restritivas aplicadas a autoridades brasileiras. Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro Fernando Haddad.
Lula e Trump concordaram em se encontrar pessoalmente, em breve, com possibilidade de encontro na Malásia, e reforçou o convite para Trump participar da COP30, em Belém. O presidente brasileiro também se dispôs a viajar aos Estados Unidos. Durante a videoconferência, além de Alckmin, Vieira e Haddad, participaram Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim.
