Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
21 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml
Gabriella Lira – Da Cenarium

MANAUS – No encerramento da Semana de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), nesta sexta-feira, 15, os alunos da instituição lançaram o e-book “Configurações & Bugs- Estudos jornalístico”, com o compilado de trabalhos produzidos pelos próprios discentes. O evento iniciou na quarta-feira, 13, e contou com o apoio da CENARIUM.

A apresentação do terceiro e último dia da programação do evento é conduzida pela universitária Gleice Cristo, da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro). O lançamento teve a participação do professor da Ufam Renan Albuquerque. Dentre os assuntos pautados, os participantes falam sobre a produção do livro, atuação dos alunos e pesquisa científica sobre o cenário jornalístico no período pandêmico, assim como a disseminação de fake news.

“Esse estudo nos apresenta uma perspectiva muito importante, porque ao fortalecer a ciência, os alunos de jornalismo da Ufam apresentam a sociedade a sua força científica, e nos trouxe a possibilidade de debater sobre as inverdades e fake news diante da realidade pandêmica que estamos vivendo”, comentou o professor Renan Albuquerque.

Três dias de evento

Na agenda foram inclusas atividades como palestras, rodas de conversas, palestras e workshops com temáticas atuais voltada ao olhar jornalístico em múltiplas áreas. Além disso, ocorreram apresentações de trabalhos divididos em artigos e produtos, com direito à premiação e publicação do e-book temático.

Profissionais de reconhecimento nacional e regional participaram do evento. Nomes como o da jornalistas Nathalia Tavolieri (Rede Globo), Giovanna Pinheiro (Olimpíada Todo Dia), Joana Suarez, Silvia Rogar (Vogue), Daniela Assayag, Camila Leonel (A Crítica) e Paula Litaiff (Agência Cenarium) integraram a extensa lista de convidados que compatilharam as vivências e conhecimentos do universo da comunicação.

Uma das organizadoras do evento, a estudante da Ufam Maria Luiza Dácio agradeceu à CENARIUM pelo apoio e falou do ponto de vista dos universitários sobre a importância dos temas debatidos na Semana de Jornalismo. “É nesse cenário o que eu quero falar, do nosso papel ainda como estudantes, a gente fala muito ‘ah quando eu estiver no mercado, quando eu estiver trabalhando’, mas a nossa ação começa agora, o nosso ser jornalista começa nesse momento, e a gente precisa resistir”, pontuou Dácio.

As profissionais de comunicação continuam na roda de conversa sobre tema em transmissão ao vivo no canal do YouTube da TV Cenarium.