6 de março de 2021

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – Alunos e amigos prestaram homenagens à professora Vânia Pimentel, 77 anos, neste sábado, 12, após familiares confirmarem a morte da educadora por complicações da Covid-19 nessa sexta-feira, 12. A professora de língua portuguesa estava internada em um hospital de Belém do Pará.

Vânia Pimentel era formada em Letras, possuía especialização em Literatura Brasileira, além de ser mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, todos as titulações acadêmicas realizadas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Além de educadora, Vânia era reconhecida por apresentar excelentes peças teatrais em especiais de finais de ano na Universidade Nilton Lins, instituição onde lecionava há 30 anos. Pelo carisma, profissionalismo e admiração, alunos homenageiam o legado deixado pela docente.

Brilho

A atriz e bacharel em Direito Rafaela Medeiros foi uma das protagonistas da última peça sob o comando de Vânia, o musical Chicago. Em entrevista à REVISTA CENARIUM, a aluna declara as contribuições profissionais de Vânia à educação, além do legado deixado ao teatro amazonense.

“Foi um sucesso! Ela brilhou e vibrou junto com o elenco. Arrisco dizer que ela foi uma das maiores fomentadoras do teatro amazonense. Ela brilhou em vida e vai continuar brilhando onde quer que esteja. Uma grande perda para nós e para o teatro amazonense”, destacou Rafaela.

Última foto da professora Vânia Pimentel com o elenco do musical Chicago (Arquivo Pessoal/Rafaela Medeiros)

A jornalista Gisele Coutinho, que também foi aluna de Vânia Pimentel, afirma que o amor de Vânia transcendia o teatro e a docência. “A vida dela era como um espetáculo da vida real, sempre regrado de frases de efeitos e emoções. Era uma pessoa inspiradora, decidida e extremamente profissional, será uma perda difícil de superar”, lamentou a jornalista.

Em nota publicada nas redes sociais, a Universidade Nilton Lins lamentou a perda da professora e também exaltou a trajetória acadêmica, de como era apaixonada por teatro e umas das maiores influenciadoras do teatro na Universidade.

Publicação que homenageou a professora nas redes sociais da universidade. (Reprodução/Facebook)