AM pode ganhar primeiro ponto de emissão de visto americano na Amazônia


30 de maio de 2023
AM pode ganhar primeiro ponto de emissão de visto americano na Amazônia
Governador do Amazonas, Wilson Lima, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em Brasília, na segunda-feira, 29 (Diego Péres/Secom)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium*

MANAUS (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), solicitou ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, durante encontro em Brasília (DF), na segunda-feira, 29, a criação de um posto para emissão de visto americano no Estado. Caso o pedido seja atendido, Manaus será a primeira capital da Amazônia a ter o serviço.

De acordo com o mandatário, o território amazonense é estratégico para viagens às Américas Central e do Norte. Ele ressalta, ao mesmo tempo, que o governo estadual, sob sua gestão desde 2019, tem incentivado, com a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), sobre os combustíveis usados na aviação, a oferta de novos destinos aéreos a partir de Manaus.

Leia mais: Wilson Lima oferece Amazonas para ‘pré-COP’ a ministro das Relações Exteriores

“A instalação de um posto no Estado vai beneficiar toda a Região Norte do Brasil. Toda a cadeia produtiva do turismo será beneficiada, movimentando a economia e promovendo desenvolvimento socioeconômico da população“, destacou o governador do Amazonas. Hoje, a emissão é feita em cinco capitais do País: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).

O governador Wilson Lima e o ministro Mauro Vieira em encontro, em Brasília (Diego Péres/Secom)

Facilidade no processo

A servidora do Conselho Regional de Medicina no Amazonas (CRM-AM), Geovana Almeida, 18, planeja viajar, a turismo, para Boston, capital de Massachusetts, nos Estados Unidos. Ela aguarda a emissão do passaporte para, em seguida, solicitar o visto americano. A jovem vai efetivar o processo no Rio de Janeiro, uma das cidades onde a emissão é realizada.

“Seria ótimo um posto de emissão de visto aqui no Amazonas, pois facilitaria, totalmente, a vida de muitos, em questão de turismo e trabalho, por exemplo. Seria bem mais rápido, visto que já teríamos um posto aqui e faríamos, por aqui mesmo, o visto. Depois, era só seguir para o País desejável. Iria agilizar bem mais o processo”, disse em entrevista à REVISTA CENARIUM.

Turismo e investimentos

O Amazonas já recebeu, em 2023, 55.930 turistas, dos quais 24% são estrangeiros (13.487), conforme dados do Governo do Estado. Desse total, são os principais emissores: Estados Unidos (31,89%), Alemanha (10,99%), Colômbia (5,51%) e Suíça (3,51%). Entre os grandes emissores domésticos estão os Estados de São Paulo (25,62%) e Pará (21,60%), além de Roraima (12,5%).

Turistas em aldeia indígena no Amazonas (Divulgação/Amazonastur)

Por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), o Executivo investiu, em 2022, R$ 53,5 milhões, no segmento, na capital e no interior do Estado. As aplicações compreendem obras de infraestrutura turística, ordenamento e ampliação da malha aérea, assim como a capacitação de profissionais do turismo.

Uma pesquisa da Amazonastur apontou que, de janeiro a abril deste ano, o turismo promoveu injeção na economia de, aproximadamente, R$170 milhões. Os dados também demonstraram crescimento de 8,3% na movimentação turística do Estado, em relação ao mesmo período do ano passado.

Ampliação da malha aérea

A ampliação da malha aérea de destinos internacionais, no Estado, resultou na conexão direta com destinos internacionais e 13 frequências semanais para os destinos de Panamá, Miami, Fort Lauderdale e Bogotá, o que facilita o deslocamento de turistas.

Em março de 2023, o Estado passou a contar com a rota aérea Manaus-Bogotá, no Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes (Tácio Melo/Amazonastur)

Do mesmo modo, houve a expansão nas rotas regionais, com viagens para Barcelos, Apuí, Eirunepé, Santa Isabel do Rio Negro, Manicoré e Borba, que passaram a contar com voos comerciais que fazem ligação com Manaus. Os novos voos surgiram do acordo firmado entre Governo do Amazonas e a empresa Azul.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.