AM recebe mais de 24 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para imunizar público de 60 a 64 anos

Com informações da assessoria

MANAUS – O Amazonas recebeu a sétima remessa de vacinas contra a Covid-19, com 24,8 mil doses do imunizante Coronavac, na manhã desta quarta-feira, 10. Com esse lote, o Estado recebeu 763.220 doses de imunizantes contra o novo coronavírus.

A Secretaria de Saúde do Amazonas informa que com essa nova quantidade será possível vacinar 90% do público de 60 a 64 anos na capital e 45% no interior.

O Amazonas lidera o ranking nacional de Estados que mais vacinaram, segundo dados do consórcio formado pelos veículos de imprensa G1, O Globo, Extra, O Estado de S. Paulo (Estadão), Folha de S. Paulo e UOL. O Estado vacinou, até esta terça-feira, 7,41% da população.

Na capital e interior já foram aplicadas 401.404 doses de vacina, sendo 311.883 de primeira dose e 89.521 de segunda, de acordo com dados parciais do Programa Nacional de Imunização da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Todas as informações sobre as doses aplicadas podem ser conferidas em https://bit.ly/3aTsndS.

O governador Wilson Lima pede que, mesmo com o avanço da imunização, todos continuem com o uso da máscara, higiene das mãos e distanciamento social. “A pandemia ainda está aí, é importante que a gente não baixe a guarda”, disse.

Armazenamento e distribuição

De acordo com Ângela Desireé, do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS, dependendo do município e da dificuldade de acesso à liberação das doses poderá ser feita a partir da tarde desta quarta-feira, 10.

“Nós recebemos a nota informativa em relação às orientações de população e quantitativo de doses. Pegamos as informações das doses anteriores, a cobertura vacinal atual, o estoque dos municípios, fazemos o levantamento da população para fazer a liberação do quantitativo por doses para cada município. Dependendo do município, principalmente aqueles de difícil acesso, que estão tendo a oportunidade de fazer algum tipo de transporte, ele entra em contato, liberamos a vacina para otimizar a distribuição”, explicou.

Remessas

As vacinas começaram a chegar ao Amazonas no dia 18 de janeiro. No primeiro lote foram 282.320 doses da CoronaVac. No dia 23 de janeiro, outras 132.500 doses da AstraZeneca/Oxford foram desembarcadas em Manaus.

Em 25 de janeiro, o Estado recebeu 44.600 doses da CoronaVac e a quarta remessa, com 96.200 unidades da CoronaVac, chegou ao Amazonas no dia 7 de fevereiro. Outras 42 mil doses de CoronaVac e 78 mil de AstraZeneca, correspondentes ao quinto lote, chegaram ao Amazonas entre os dias 24 e 25 de fevereiro.

O sexto lote desembarcou no Amazonas na última quarta-feira, 3, com 62.800 doses de vacinas contra a Covid-19 do tipo CoronaVac.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO