AM registra estabilidade nos casos de Covid-19, segundo consórcio de veículos de imprensa

Da Revista Cenarium*

Manaus – O Amazonas está entre os Estados brasileiros que apresentam estabilidade no número de casos do novo coronavírus, de acordo com mapeamento divulgado na manhã desta sexta-feira, 21, feito pelo consórcio de veículos de imprensa, formado por O Globo, Extra, G1, Folha de São Paulo, UOL e O Estado de São Paulo. O levantamento considera a média móvel de casos, que mostra a variação em 14 dias para determinar a tendência de alta, estabilidade ou queda de casos nos Estados.

Além do Amazonas, aparecem estáveis Pará, Amapá, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná.

O Boletim Diário Covid-19 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) edição nº 140, divulgado nessa quinta-feira, 20, mostra que foram confirmados mais 117 casos novos, que foram confirmados por exame de biologia molecular RT-PCR, que identifica o vírus no organismo e detecta casos novos agudos entre o terceiro e o sexto dia de sintomas, período de transmissão da doença.

Outros 626 foram confirmados por testes rápidos que detectam os anticorpos, com data de oito a 60 dias ou mais das primeiras manifestações da Covid-19.

Óbitos

Dados divulgados diariamente, nos boletins epidemiológicos da FVS, reforçam que os óbitos tendo o novo coronavírus como causa confirmada seguem tendência de queda no estado. Os dados apontam que, nos primeiros 10 dias deste mês, foram registrados 49 óbitos; enquanto do dia 11 ao dia 20 de agosto, o número foi de 35 mortes.

Conforme o boletim desta quinta-feira (20/08), foram confirmados cinco óbitos por Covid-19 ocorridos nas últimas 24 horas. A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus reclassificou mais quatro óbitos ocorridos em meses anteriores, com base nos novos critérios do Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde.

“A FVS-AM refuta que esteja acontecendo aumento significativo de novos casos e óbitos por Covid-19 em Manaus e, consequentemente, com base nos dados atuais, informa que não há evidência de uma segunda onda na cidade, como vem sendo veiculado por alguns veículos de imprensa”, enfatizou a diretora presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, em entrevista recente.

(*) Com Informações da Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO