Amazonas ainda mais isolado

Reconheço todo o esforço do ministro Tarcisio Freitas em melhorar a infraestrutura do país e em garantir a recuperação da BR-319. Mas é preciso fazer um agradecimento e um apelo a ele a toda a sua equipe. Sou grato ao Ministério da Infraestrutura pelo início das obras de outra rodovia fundamental para o Amazonas, a BR 174, que agonizava em meio à lama.

A BR-174 abre caminho para o tráfego de produtos e de pessoas para o estado de Roraima. Ressalta-se que, mesmo sendo uma rodovia federal, a 174 foi asfaltada pelo Governo do Amazonas e nunca esteve em situação de degradação que se verificava, com trechos no barro. Esta realidade não se apresentava desde os anos de 1980.

A única ligação rodoviária que nos resta no Amazonas e com Roraima é a BR-174 e, após contato telefônico em que relatei a situação, o ministro Tarcísio atendeu os meus pedidos e iniciou uma urgente ação de recuperação da BR-174.

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Já o meu apelo refere-se a atuais condições dos portos do interior do Amazonas. Dos 61 municípios, pouquíssimos têm ligação rodoviária com Manaus. Para se chegar à capital há somente a via fluvial. Vários portos de pequeno porte do interior sempre tiveram contratos de manutenção administrados pelo Dnit.

Mas, ultimamente, há um troca-troca de trabalhadores treinados sendo substituídos por servidores que, embora lotados no interior, moram em Manaus.

Talvez isso explique a situação de alguns portos que estão fora de operação porque não foram movimentados a tempo e ficaram em terra por conta da seca do rio. Essa falta cuidado com os portos prejudica gravemente o direito de ir e vir dos moradores do interior.

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(*)Marcelo Ramos é advogado, professor de Direito Constitucional e vice-presidente da Câmara Federal.

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