Amazonas amplia projeto de reabilitação para pacientes com sequelas respiratórias da Covid-19

Paciente participa de sessão do Projeto RespirAR (Arthur Castro/Secom)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – “Agradeço muito a Deus por estar aqui dando essa entrevista”. A fala da agente administrativa Eliana Paixão representa a gratidão de alguém que sobreviveu à Covid-19 e agora tem uma história de luta e superação para contar. Aos 66 anos, ela é uma das pessoas acometidas por sequelas da doença, que poderá fazer reabilitação respiratória no Centro Estadual de Convivência do Idoso no bairro Aparecida, zona Sul de Manaus.

O local faz parte da ampliação do Projeto RespirAR, anunciada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSL), na manhã desta quarta-feira, 4. O projeto iniciou na Vila Olímpica de Manaus e agora é ofertado também em unidades da rede estadual de saúde, que ofertam atendimento em fisioterapia, e Centros de Convivência da Família. No primeiro dia de tratamento no Centro, Eliana – infectada com o coronavírus em abril deste ano – contou sobre a dificuldade de ainda sentir as sequelas da doença e exaltou a sorte de ter vencido a Covid-19.

Eliana Paixão, de 66 anos (Jander Souza/Revista Cenarium)

“Eu peguei em abril e fiquei com essa sequela, de falta de ar, dor no peito, dor nas articulações e um ardume [sic] na costa, e graças a esse projeto nós estamos aqui para fazer exercícios, respirar e inspirar, nos fortalecer, e tirar essa mazela que ficou com a gente, que eu era uma pessoa muito ativa”, disse ela.

PUBLICIDADE
Eliana Paixão, de 66 anos, faz exercícios para se recuperar das sequelas da Covid-19 (Jander Souza/Revista Cenarium)

O RespirAR oferta, gratuitamente, sessões de fisioterapia e prática orientada de exercícios físicos. São 77 fisioterapeutas, 15 enfermeiros, 24 profissionais de educação física e 48 estagiários, além de oito técnicos de enfermagem, quatro auxiliares administrativos e quatro supervisores, que compõem o quadro de profissionais. Wilson Lima afirmou que o interior do Amazonas também será contemplado pelo projeto.

“Montamos aqui [no Centro de Convivência] consultório, academia, e a gente estuda, no próximo momento, levar esse projeto também para o interior. Muitas pessoas foram acometidas pela Covid-19 e precisam desse tratamento para recuperar as funções do pulmão. A gente está fazendo um levantamento, mas, inicialmente, a gente vai colocar à disposição do Projeto RespirAR aqueles municípios polo, onde há maior concentração de pessoas e onde registrou um número maior de pessoas acometidas pela Covid-19”, pontuou o governador Wilson Lima.

O governador do Amazonas Wilson Lima (PSL) (Marcela Leiros/Revista Cenarium)

Atendimento

O projeto também atende pacientes que aguardam atendimento de fisioterapia no sistema de saúde público estadual. O encaminhamento deve ser feito por um médico, por meio da Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura), antigo Sisreg. Eles são avaliados pelos profissionais do Projeto RespirAR e encaminhados para atendimentos específicos.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.