Amazonas perde Dra. Dária Neves, símbolo de inclusão na saúde pública


Por: Thais Matos

13 de abril de 2025
Amazonas perde Dra. Dária Neves, símbolo de inclusão na saúde pública
A ginecologista Dária Barroso Serrão das Neves foi referência no atendimento à população LGBTQIAPN+ (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

MANAUS (AM) – O Amazonas perdeu uma de suas maiores referências na saúde pública: a ginecologista Dária Barroso Serrão das Neves, que faleceu neste sábado, 12. A causa da morte não foi divulgada. A médica coordenou o Ambulatório de Diversidade e Gêneros da Policlínica Codajás, o único do Estado a oferecer atendimento especializado à população LGBTQIAPN+.

Reconhecida por sua dedicação no cuidado a esses pacientes e por sua atuação como ativista pelos direitos dessa comunidade, Dária deixa um legado significativo na área da saúde e na luta por inclusão.

Movimentos LGBTQIA+ prestaram homenagens à médica e agradeceram por sua luta, compromisso e respeito com a causa. Nas redes sociais de Dária, amigos, colegas de profissão e pacientes lamentaram profundamente sua morte, destacando sua bondade, empatia e o impacto positivo que deixou na vida de muitas pessoas.

“Uma grande aliada, uma grande profissional, um ser humano ímpar! Que Deus a receba em seus braços. A Associação de Travestis, Transsexuais e Transgêneros do Amazonas (Assotram) agradece por todos os esforços que a doutora teve com nossa população”, publicou a Assotram nas redes sociais da médica, além de divulgar uma nota de pesar em sua homenagem.

A Associação Brasileira Intersexo (Abrai) também deixou seu tributo: “Dra. Dária, mulher incrível, que tanto lutou e apoiou as pessoas nascidas intersexo. Toda a gratidão por tudo que fez por nós. Estamos realmente perplexos. Perdemos uma mãe da causa intersexo. Toda gratidão. Cumpriu sua missão”.

Uma seguidora de Dária também expressou sua gratidão: “Dra. Dária, a senhora foi um feliz encontro na minha vida. Foi instrumento para trazer meus filhos ao mundo e, hoje, meu desejo é que toda a bondade de sua missão aqui seja a razão do seu merecido descanso”.

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) divulgou uma nota de pesar em homenagem à médica, enaltecendo o trabalho de Dária na rede pública estadual.

O velório está sendo realizado na Funerária Canaã, na rua Major Gabriel, no Centro de Manaus, até às 15h. Já o sepultamento será às 16h, no Cemitério Tarumã, localizado no bairro de mesmo nome, na Zona Oeste da capital amazonense.

Leia mais: Saúde anuncia mais de duas mil novas vagas e cadastro reserva

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.