Amazonas quer aderir a compromisso coletivo de campanha mundial

Presidente credenciado da COP26, Alok Sharma ( Ana Clara Cavalcante/Embaixada Britânica)

Cassandra Castro – Da Cenarium

BRASÍLIA (DF) – Um compromisso coletivo pelo bem-estar do planeta. Com a proximidade da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP26, o presidente designado da COP26, Alok Sharma, tem cumprido uma agenda de conversas com vários segmentos da sociedade civil organizada durante sua primeira visita ao Brasil.

Nesta quarta-feira, 4, ele conversou com governadores, prefeitos e líderes empresariais para celebrar a adesão de novos Estados à Campanha “Race to Zero ( Corrida ao Zero)”. Realizada em formato híbrido, a reunião contou com a presença do embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, e com a participação online de Gonzalo Muñoz, líder da campanha.

PUBLICIDADE

O evento celebrou a entrada de novos Estados na campanha: Pernambuco e Pará. Eles se juntaram a Minas Gerais, primeiro Estado a aderir à campanha na América Latina, e São Paulo. O Amazonas já formalizou a candidatura do Estado à campanha, com o envio de uma carta à Embaixada do Reino Unido no Brasil. No documento, o governador Wilson Lima reforçou o compromisso do Estado em atingir a neutralidade de carbono até 2050, bem como conseguir reduzir em pelo menos metade suas emissões até 2030, visando contribuir com os compromissos da NDC Brasileira.

Como parte das ações para cumprir as Metas do Acordo de Paris, o Estado do Amazonas instituiu a Lei Estadual de Serviços Ambientais (nº 4.266 de 2015) e o Subprograma de REDD+ no âmbito do Programa de Clima e Carbono, que visa criar o Plano Estadual de REDD+. Este plano permitirá assegurar a capacidade de medição, quantificação, verificação, registro e transparência, bem como o monitoramento de redução de emissões de gases do efeito estufa por desmatamento e degradação florestal.

O presidente designado da COP26 parabenizou o empenho brasileiro em fazer parte desta mobilização mundial pelo clima: “Nós conseguimos mais de 100 empresas, 12 cidades, quatro Estados que já assinaram o compromisso com a Corrida ao Zero no Brasil e, se vocês adicionarem os esforços daqueles que estão se comprometendo, hoje, isso representa cerca de 50% de todas as emissões no Brasil e 50% da economia.

A campanha global da ONU reúne atores não-estatais de todo o mundo comprometidos com uma recuperação econômica verde, resiliente sem carbono e em alcançar emissões líquidas zero até 2050.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.