Operação Gratidão: Amazonas recebe mais 18 pacientes com Covid-19 vindo de Rondônia

Operação Gratidão está recebendo pacientes de Covid-19 vindos de outros Estados (Divulgação/Secom)

Com informações da assessoria

O governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu 18 pacientes acometidos pela Covid-19, na madrugada desta sexta-feira, 26, transferidos do Estado de Rondônia. A ação faz parte da “Operação Gratidão”, uma forma de retribuir a ajuda recebida pelo Amazonas, de outros Estados, no período mais agudo da pandemia, nos meses de janeiro e fevereiro.

A operação é realizada pelo governo do Estado, em parceria com os ministérios da Saúde e da Defesa, e teve início no dia 16 de março, com a chegada de dois pacientes vindos de Rondônia a Manaus.

PUBLICIDADE

A aeronave C-105 pousou por volta das 2h na base da Força Aérea Brasileira (FAB), o Aeroporto de Ponta Pelada, na zona Sul de Manaus. No local, as ambulâncias esperavam pelo desembarque dos pacientes, e seguiram com eles de lá para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz, na zona Norte, unidade de saúde referência no combate à Covid-19 no Estado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participou da ação, por meio de profissionais e ambulâncias que ajudaram no transporte de pacientes para a unidade de saúde.

Durante a recuperação em Manaus, os pacientes serão acompanhados por técnicos do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), que atuarão do início ao fim do tratamento, sendo o elo entre família e paciente, além de também serem responsáveis pela logística de retorno dos transferido. De acordo com a SES-AM, com a chegada desta sexta-feira, 45 pacientes que já foram transferidos de outros Estados para o Amazonas. Destes, cinco já tiveram alta.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.