Amazonas registra primeiro caso de reinfeção por mutação do novo coronavírus


14 de janeiro de 2021
Amazonas registra primeiro caso de reinfeção por mutação do novo coronavírus
Os achados apontam ainda que a mutação detectada na variante B.1.1.28 (K417N / E484K / N501Y) é um fenômeno recente (Reprodução/ Internet)

Jennifer Silva – Da Revista Cenarium

Manaus – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) confirmou, na última quarta-feira, 13, o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no Estado, três dias após o governo do Japão anunciar que detectou em seu território uma nova variante do Coronavírus, em quatro viajantes que vieram da Amazônia.

De acordo com a FVS, a análise de sequenciamento genético realizado pela Fundação Osvaldo Cruz Amazônia apontou que a reinfecção foi causada pela variante do coronavírus encontrada no Amazonas e que chegou ao Japão.

A paciente é uma mulher de 30 que mora em Manaus e, segundo o governo, já se recuperou da doença. Conforme o governo, análise realizada pela Fiocruz observou que a sequência genética do vírus, presente no segundo episódio (reinfecção), é referente à linhagem B.1.1.28 (K417N/E484K/N501Y), variante descrita inicialmente em viajantes japoneses.

De acordo com o virologista e pesquisador do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Felipe Naveca, há outros casos de reinfecção sendo investigados no Estado, mas, segundo ele, “esse foi o primeiro que teve todos os critérios cumpridos e que pode se afirmar que se trata sim de uma reinfecção”, explicou o doutor.

Para Felipe Naveca, ainda não se pode afirmar qual é o papel dessa variante na explosão de casos recentes. “A gente precisa sequenciar outras amostras pra ver a frequência dela atualmente, mas ela pode, eu acredito que ela seja um dos fatores, né? Os outros fatores são, ah, a temporada de infecção por vírus respiratórios, que é mais aumentada nesse período mesmo de novembro, e a partir de novembro, por conta do aumento das chuvas, e a sazonalidade dos vírus respiratórios tá aí. E também, porque a gente viu que as pessoas não cumpriram o distanciamento na época de final de ano. Então, a gente já esperava um aumento de casos. A variante é mais um desses fatores, mas não pode dizer que ele é o único”, explicou o virologista.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.