Amazonas registra queda de 70% em hospedagens durante pandemia

No comparativo entre primeiro quadrimestre de 2020 e o mesmo período de 2019, redução média do faturamento alcançou 65,78%. (Reprodução)

Da Revista Cenarium*

MANAUS – Empresários do trade turístico do Amazonas terão acesso aos dados obtidos por meio da Pesquisa ‘Ambiente de Negócios do Turismo no Amazonas’, que está sendo realizada pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

A previsão é que os resultados da 1ª e 2ª sondagens sejam disponibilizados a partir da segunda quinzena de agosto deste ano. O questionário on-line pode ser respondido pelo trade por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet até o próximo dia 31 de julho.

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O turismo foi um dos setores mais atingidos pela pandemia provocada pelo novo coronavírus. No comparativo entre o primeiro quadrimestre de 2020 e o mesmo período de 2019, a redução média do faturamento alcançou 65,78%.

No caso de agências de turismo, a redução chegou a 72,09% e no caso de meios de hospedagem, foi estimada em 70%. Os dados foram obtidos, em abril, pela Amazonastur em sondagem específica em relação à recuperação pós-período da pandemia de Covid-19.

Retomada

Neste momento de retoma das atividades com a desaceleração dos efeitos do coronavírus, as informações geradas por meio da 2ª Sondagem da Pesquisa ‘Ambiente de Negócios do Turismo no Amazonas’ serão fundamentais para os investidores e para a retomada do fluxo turístico, ressalta a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros. 

“Com esse importante mapeamento, estaremos, também, identificando a percepção mais clara do cenário empresarial e das mudanças que ocorrem no ambiente de negócios, bem como, servirá para medir a atuação da Amazonastur nas dificuldades identificadas”, declarou Roselene.

Por meio dos dados, os empresários poderão montar estratégias de negócios, conforme aponta o assessor de planejamento estratégico da Amazonastur, Daniel Bernardes.

“Nessa 2ª Sondagem da Pesquisa de Ambiente de Negócios que está sendo realizada pelo Amazonas, vamos ter informações mais estratégicas para promover uma retomada sustentável do fluxo do turismo. Um exemplo disso é que a pesquisa indique os principais segmentos que podem ser os indutores de fluxo do turismo, as perspectivas a curto e médio prazos. Isso mostra um caminho que o empresário pode seguir para destinar os seus investimentos e suas ações”, disse Daniel.

Como participar

 Para participar, os empresários do turismo devem acessar o link  e preencher o formulário on-line, que ficará disponível até o dia 31 deste mês, data de encerramento do prazo da pesquisa. O formulário, também, pode ser acessado no site da Amazonastur.

Otimismo

No resultado da 1ª sondagem, realizada em fevereiro deste ano, os respondentes deixaram evidente o otimismo para a atividade turística em 2020 devido ao bom desempenho de 2019.

No comparativo entre 2019 e 2018, houve aumento do faturamento em 46,15%, da margem de lucro em 35,38% e do número de vendas em 44,62%. Também houve aumento do número de clientes em 52,31%. A perspectiva para 2020 era alcançar uma movimentação de cerca de R$ 700 milhões com a cadeia do turismo

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