Amazonense, ex-empresária de Gabriela Spanic denuncia atriz de ‘A Usurpadora’ por agressão
Por: Lucas Thiago
24 de agosto de 2025
MANAUS (AM) – A atriz venezuelana Gabriela Spanic, famosa pela novela A Usurpadora, foi denunciada por calúnia e agressão física, ocorrida no dia 17 de dezembro do ano passado, pela amazonense e ex-empresária da artista no Brasil, Suelen Monteiro, enquanto estavam hospedadas no Hotel Meliá Paulista, em São Paulo (SP).
O boletim por agressão foi registrado no dia 7 de fevereiro de 2025, no 22º Distrito Integrado de Polícia (DIP), em Manaus (AM). A empresária relata, no documento, que a artista a acusou, por meio de uma ligação a uma terceira pessoa, de tê-la maltratado durante a viagem.
Quando Suelen negou o ocorrido, a artista se dirigiu a ela e desferiu três tapas no rosto, quebrando seus óculos e ocasionando inchaço. Ainda segundo a ex-empresária, Spanic, que estava alcoolizada após beber “algumas” garrafas de vinho, também arranhou seu rosto enquanto puxava seu cabelo.
“Naquela noite, a mesma estava em ligação com uma pessoa e começou a dizer que a viagem estava péssima e que eu tinha lhe feito maus-tratos. No entanto, informo que, naquele ato, a Gabriela estava alcoolizada e, enquanto contava as mentiras ao seu amigo no telefone, eu atravessei a ligação e a chamei de mentirosa para seu amigo, dizendo que isso jamais havia acontecido (…) No momento em que a desmenti, a mesma se dirigiu a mim e me desferiu três tapas no rosto”, declarou Suelen Monteiro.

A então empresária disse que foi ameaçada pela atriz, que usou sua fama para intimidá-la. “Enquanto me agredia, a mesma dizia: ‘Eu sou a Gabriela Spanic e você não é ninguém, eu não preciso de você’; ‘Você só conseguiu esses contratos devido ao meu nome ser muito forte, seu trabalho não vale de nada'”, acrescentou no registro.
Suelen Monteiro também relatou que, após a agressão, Spanic pediu que a empresária não comentasse o ocorrido com ninguém, mas, depois de um mês, descobriu que a artista a difamava para os fãs.
Veja o boletim registrado por agressão:

A denúncia só se tornou pública na última sexta-feira, 22, após a Delegacia informar à defesa de Suelen que a atriz seria ouvida nesta data de divulgação. No entanto, a defesa de Gabriela Spanic solicitou que a oitiva fosse realizada por videoconferência. A CENARIUM solicitou nota da Polícia Civil do Amazonas para confirmar se a artista prestou depoimento on-line, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.
Abusos
Em entrevista à CENARIUM, o advogado da ex-empresária, Anselmo Filho, comentou sobre a demora no registro dos boletins e sobre a tentativa de manipulação por parte da atriz. Segundo ele, é comum que a vítima de uma agressão demore a compreender os motivos do ocorrido, sentindo-se, por vezes, insegura quanto à forma de buscar ajuda.
“Neste caso, a Suelen tomou a difícil decisão de denunciar e expor os fatos na Justiça quando teve conhecimento, por intermédio do ambiente profissional em que atua, de que a acusada já vinha espalhando uma narrativa distorcida, invertendo os papéis e afirmando ter sido ela própria a vítima da agressão. Diante dessa tentativa de manipulação da verdade, não restou alternativa senão buscar a tutela jurisdicional para restabelecer a realidade dos fatos e resguardar sua dignidade”, disse Anselmo Filho.
De acordo com Suelen Monteiro, ela havia deixado a equipe de Spanic em 2023, mas voltou a trabalhar com a atriz no ano seguinte, após a artista relatar dificuldades financeiras. Pelo contrato, a empresária teria direito à comissão sobre os trabalhos fechados no Brasil.
O caso segue em investigação. Segundo o advogado de Suelen, Gabriela Spanic foi convocada para depor em Manaus no dia 2 de setembro, mas a defesa da atriz solicitou que o depoimento seja feito de forma virtual.
Para Suelen Monteiro, além da violência física, ficam os traumas pelo que chamou de abusos psicológicos e emocionais. “Além da violência física, a perseguição, a ameaça, a tortura psicológica, a coação, a perseguição virtual, a difamação e a calúnia doem demais. Então, é um sofrimento muito grande que eu não desejo para ninguém e, até agora, tem sido muito traumático para mim. Eu nunca imaginei que passaria por uma situação assim”, declarou.