Coluna da REVISTA CENARIUM dedicada a falar, de forma dinâmica, sobre o que está em alta na cena política da Amazônia, Brasil e mundo.


Amazônia na Câmara: vitória de números, derrota de igualdade


Por: Alinne Bindá

09 de maio de 2025
Amazônia na Câmara: vitória de números, derrota de igualdade
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão (Wilson Dias/Agência Brasil)

O Amazonas ganhou duas novas vagas na Câmara dos Deputados, saltando de oito para dez representantes. Uma vitória demográfica? Sim. Mas isso resolve a sub-representação histórica? Quem serão os novos nomes capazes de lutar pelos direitos dos amazonenses? A pressão do STF corrigiu parcialmente a distorção, mas a desigualdade persiste, a Paraíba, com o mesmo número de habitantes (3,9 milhões), tem 12 deputados. Um parlamentar paraibano representa 325 mil pessoas e um deputado amazonense, 390 mil. O voto no Norte ainda pesa menos. Mais cadeiras são um avanço, mas não garantem voz igual. Enquanto Estados com população similar tiverem mais força, a Amazônia seguirá gritando em um plenário surdo. Até quando?

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.