Amazonprev celebra 20 anos com Renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária

Documento é válido para os próximos seis meses. (Divulgação)

Com informações da Assessoria

MANAUS — A Secretaria de Previdência, do Ministério da Economia, emitiu nesta segunda-feira, 27, a renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) do Estado do Amazonas. O documento é válido para os próximos seis meses e configura-se como uma comprovação de que o Estado cumpre todas as normas federais relacionadas à gestão de um Regime Próprio de Previdência Social.

A emissão do documento é semestral e para isso são avaliados cerca de 36 itens. Um dos requisitos é o acesso do segurado às informações do portal da transparência para o acompanhamento regular das finanças da instituição.

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“O CRP atesta que o ente federativo segue normas de boa gestão, de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários aos seus segurados. É tão importante que sem ele o Estado fica impossibilitado de receber transferências voluntárias de recursos federais, bem como empréstimos e financiamentos. O Amazonas é um dos poucos Estados brasileiros que se mantém regular e isso é resultado de um modelo de gestão eficiente e focado na melhoria contínua dos processos”, explica o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib.

A conquista do CRP acontece na mesma data em que a Amazonprev comemora 20 anos de existência. Criada a partir da Lei Complementar nº 30, de 27 de dezembro de 2001, a Fundação é a única gestora do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Estado do Amazonas e reconhecida nacionalmente como uma instituição de excelência e modelo para outros entres federativos.

“A Amazonprev é um exemplo de gestão pública para o Estado e também para o Brasil inteiro. Nesses 20 anos conseguiu se consolidar na história. Antes, buscávamos referência e hoje nós somos referência. E o mais importante é que isso é fruto de um processo de melhoria contínua que vai se perpetuar. É um orgulho pra mim não só como o atual presidente da instituição, mas também como o servidor público do Estado, estar aqui contribuindo e aprendendo com profissionais excelentes, do mais alto gabarito”, comemora Zogahib.

Com um desempenho sempre acima da média, em 2021, a Amazonprev manteve-se no mais alto nível do ranking brasileiro de RPPSs estaduais.  Conquistou o 1º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem) e, pelo 3º ano consecutivo, atingiu conceito “A” no Indicador de Situação Previdenciária (ISP-2021), da Secretaria de Previdência, do Ministério da Economia.

História

A previdência dos servidores do Estado do Amazonas, de acordo com as mudanças legais, teve sua gestão efetuada por diversos órgãos. Primeiramente o Departamento de Assistência Social e Previdência (Daps), sendo substituído pelos serviços do Instituto de Previdência e Assistência Social do Estado do Amazonas (Ipasea) que atuava na concessão de pensão, atendimento à saúde e construção de casas em conjuntos habitacionais para os servidores. Em 1998, o Ipasea foi extinto e criado o Instituto de Previdência do Estado do Amazonas (Ipeam), que já não tinha responsabilidade sobre os serviços de assistência social, somente de concessão de pensões. E em 27 de dezembro de 2001, a Amazonprev surge como único gestor de Previdência no Estado do Amazonas.

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