Ambev reconhece startups com projetos que reduzem impacto ambiental

As grandes vencedoras foram a Zoomagri, com software que realiza testes de qualidade em insumos agrícolas (Renato Stockler)

Com informações da Folhapress

SÃO PAULO – Em busca de soluções inovadoras para suas práticas ambientais, sociais e de governança, a Ambev reconheceu, por meio da Aceleradora 100+, iniciativas de startups que usam tecnologia para aprimorar processos produtivos e reduzir impactos ambientais.

As grandes vencedoras foram a Zoomagri, com software que realiza testes de qualidade em insumos agrícolas; a Growpack, que transforma compostos orgânicos em biomaterial para produção de embalagens; e a Bommera, vencedora do Prêmio Empreendedor Social do Ano em 2019, que reaproveita plásticos unindo catadores, indústria e academia.

PUBLICIDADE

As iniciativas foram premiadas no evento de encerramento do programa, que conta com apoio institucional da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

“O fomento à criação de tecnologias disruptivas é uma prática importantíssima para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirma Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global. Para ele, a transformação social e ambiental ocorrerá a partir da combinação de inovação e da conscientização crescente dos mercados consumidor e de capitais e, consequentemente, das empresas.

A startup vencedora Zoomagri desenvolveu um software que funciona como espécie de scanner. A tecnologia detecta propriedades de cada matéria-prima, possibilitando melhor aproveitamento e, consequentemente, menor uso de recursos naturais para o plantio. Com isso, há menos desgaste da terra e desperdício de água, além de diminuir emissão de gases poluentes.

A Growpack apresenta tecnologias inovadoras para transformar compostos orgânicos, descartados no plantio, em biomaterial que pode ser utilizado para a produção de embalagens. A principal matéria-prima usada pela startup é um dos grandes rejeitos da indústria agrícola: a palha do milho.

Com isso, ela consegue economizar 80% de água, 25% no uso de energia para produção de papelão e redução de 50% nas emissões de gás carbônico.

A Boomera transforma lixo em uma linha de novos produtos, por meio de tecnologia, design e cooperativas de catadores. Com isso, a startup incentiva a economia circular e retira cerca de 60 mil toneladas de lixo por ano do meio ambiente.

Um dos resultados alcançados, no decorrer da Aceleradora 100+, foi o desenvolvimento de “capas” para os pallets utilizados nas fábricas da Ambev, necessárias para o transporte seguro dos produtos.

“Enxergar o ecossistema conectado, poder dividir conhecimento, conhecer novas ferramentas digitais e construir ideias junto a parceiros e novos talentos são movimentos que estão totalmente alinhados à cultura que estamos criando de dentro para fora da Ambev”, diz Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da cervejaria.

A princípio, apenas a vencedora e a segunda colocada receberiam prêmio, mas o painel deliberou empate para o segundo lugar, e a Ambev optou por dobrar o prêmio do segundo lugar. A Zoomagri, que saiu vencedora, receberá R$ 100 mil; GrowPack e Boomera receberão R$ 30 mil cada uma.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.