Ameaça de bomba suspende atividades em Instituto de Física da UFMT


06 de agosto de 2024
Ameaça de bomba suspende atividades em Instituto de Física da UFMT
Viaturas das Forças de Segurança posicionadas nas dependências da UFMT (Divulgação)
Davi Vittorazzi — Da Cenarium

CUIABÁ (MT) — Uma ameaça de explosão de bomba suspendeu as aulas e o prédio do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi evacuado às pressas nessa segunda-feira, 5, em Cuiabá (MT). O esquadrão anti-bomba do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) fez uma vistoria no local e não encontrou nenhum objeto suspeito.

Segundo o coordenador do instituto, Edson Chagas, a ameaça foi enviada por um e-mail durante a noite do domingo, 4, para secretaria de graduação da instituição. Na mensagem, com poucas informações, apenas era informado que haveria uma bomba e a indicação do local onde o artefato seria posicionado.

Ao ter ciência da informação, o servidor informou em comunicado aos superiores que decidiram evacuar o espaço e suspender as aulas, por volta de 9h30. Logo, a Polícia Militar foi acionada e o esquadrão antibomba começaram a fazer a varredura no espaço. Assista ao vídeo:

No prédio, além de salas de aulas, também há laboratórios com produtos inflamáveis. O local indicado onde estaria o suposto artefato era um dos armários que fica no corredor do instituto. Todas as salas e os armários foram vistoriados pelos policiais.

Após uma varredura de mais de duas horas, nenhum artefato foi encontrado pelas equipes policiais. A Polícia Federal (PF) também esteve no local e assume a investigação para identificar o autor da ameaça. As aulas vão retornar normalmente nesta terça-feira, 6.

Se identificado, o autor da mensagem poderá responder por ameaça, quando há indicação de causar mal injusto e grave a outra pessoa, sob pena de 6 meses a um ano, ou multa. Até o crime de terrorismo, quando é reconhecido um ato contra a vida, integridade física ou de espaços públicos, com pena que varia entre 12 a 30 anos em regime fechado.

Leia mais: Ameaça de bomba cancela voo em aeroporto de São Paulo
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.