Ameaça de bomba suspende atividades em Instituto de Física da UFMT
06 de agosto de 2024

Davi Vittorazzi — Da Cenarium
CUIABÁ (MT) — Uma ameaça de explosão de bomba suspendeu as aulas e o prédio do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi evacuado às pressas nessa segunda-feira, 5, em Cuiabá (MT). O esquadrão anti-bomba do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) fez uma vistoria no local e não encontrou nenhum objeto suspeito.
Segundo o coordenador do instituto, Edson Chagas, a ameaça foi enviada por um e-mail durante a noite do domingo, 4, para secretaria de graduação da instituição. Na mensagem, com poucas informações, apenas era informado que haveria uma bomba e a indicação do local onde o artefato seria posicionado.
Ao ter ciência da informação, o servidor informou em comunicado aos superiores que decidiram evacuar o espaço e suspender as aulas, por volta de 9h30. Logo, a Polícia Militar foi acionada e o esquadrão antibomba começaram a fazer a varredura no espaço. Assista ao vídeo:
No prédio, além de salas de aulas, também há laboratórios com produtos inflamáveis. O local indicado onde estaria o suposto artefato era um dos armários que fica no corredor do instituto. Todas as salas e os armários foram vistoriados pelos policiais.
Após uma varredura de mais de duas horas, nenhum artefato foi encontrado pelas equipes policiais. A Polícia Federal (PF) também esteve no local e assume a investigação para identificar o autor da ameaça. As aulas vão retornar normalmente nesta terça-feira, 6.
Se identificado, o autor da mensagem poderá responder por ameaça, quando há indicação de causar mal injusto e grave a outra pessoa, sob pena de 6 meses a um ano, ou multa. Até o crime de terrorismo, quando é reconhecido um ato contra a vida, integridade física ou de espaços públicos, com pena que varia entre 12 a 30 anos em regime fechado.