Amom Mandel será último candidato à Prefeitura de Manaus a publicar Plano de Governo


13 de agosto de 2024
Amom Mandel será último candidato à Prefeitura de Manaus a publicar Plano de Governo
O deputado federal Amom Mandel (Composição: Weslley Santos/CENARIUM)
Marcela Leiros – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) é o único candidato à Prefeitura de Manaus que ainda não registrou a candidatura no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), até às 14h36 (horário Manaus) desta terça-feira, dia 13, de acordo com o site do DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após duas semanas da convenção partidária que confirmou o nome do parlamentar no pleito municipal. O prazo encerra na quinta-feira, 15.

Até a manhã desta terça-feira, 13, seis candidatos oficializaram a candidatura e apresentaram seus respectivos planos de governo com as propostas para quatro anos de gestão da capital amazonense. Os documentos citam objetivos nas áreas da saúde, segurança, economia e desenvolvimento social.

Constam no site do tribunal, até o momento, por ordem alfabética: Alberto Neto (PL), com Maria do Carmo (Novo) como vice; David Almeida (Avante), com Renato Júnior (Avante) como vice; Gilberto Vasconcelos (PSTU), com Damiana Amorim (PSTU) como vice; Marcelo Ramos (PT), com Luiz Castro (PDT) como vice; Roberto Cidade (União Brasil), com Coronel Menezes (Progressistas) como vice; e Wilker Barreto (Mobiliza), com Professora Renata (Mobiliza) como vice.

Candidaturas registradas no DivulgaCand, do TSE; Amom Mandel deve registrar a candidatura nessa quarta-feira, 14 (Reprodução/DivulgaCand)

A convenção da federação “PSDB Cidadania” confirmou, na terça-feira, 30, o nome de Amom Mandel e Nancy Segadilha à Prefeitura de Manaus. O anúncio oficial ocorreu durante evento realizado no Clube Sesi Trabalhador, no bairro São José, na Zona Leste da capital amazonense.

À CENARIUM, a assessoria de Amom Mandel afirmou que o registro da candidatura deve ser feito até esta quarta-feira, 14, antes do fim do prazo estabelecido pelo TSE.

O que dizem os planos de governo

Alberto Neto

O plano de governo do candidato à Prefeitura de Manaus Alberto Neto propõe um “Choque de Ordem” como a principal estratégia para restabelecer a autoridade do poder público na cidade. Ele argumenta que Manaus enfrenta um colapso de autoridade, refletido na insegurança, violência, sujeira e má prestação de serviços públicos. O objetivo do plano é devolver a cidade aos manauaras, colocando o Estado a serviço do povo e garantindo um ambiente de liberdade e segurança.

Alberto Neto ainda critica abordagens de esquerda que atribuem a violência à pobreza e desigualdade, afirmando que essas justificativas desviam a responsabilidade do poder público em resolver a questão. Ele defende a necessidade de impor a lei e a ordem, fortalecendo a família como base da sociedade, promovendo a disciplina nas escolas e protegendo as mulheres, como formas de combater a desordem e melhorar a qualidade de vida em Manaus.

Trecho do plano de governo de Alberto Neto (Reprodução/DivulgaCand)

David Almeida

O prefeito David Almeida, que tenta a reeleição, demonstra, em mais de 50% do plano de governo, as realizações da gestão nos quatro anos. Ele cita os desafios que enfrentou ao lidar com três das maiores crises na história de Manaus: a pandemia de Covid-19, a maior cheia e a maior seca do Rio Negro.

É certo que as crises enfrentadas atrasaram o andamento de alguns projetos, mas os grandes compromissos assumidos em 2020 foram cumpridos. Manaus cresceu do ponto de vista social, econômico e ambiental. E agora que a casa está arrumada, pode crescer ainda mais e melhor“, menciona.

Trecho do plano de governo de David Almeida (Reprodução/DivulgaCand)

Para a próxima gestão, o prefeito cita propostas nas áreas da saúde; educação básica e profissional; infraestrutura e mobilidade; meio ambiente; crescimento econômico; e eficiência em gestão.

Gilberto Vasconcelos

Do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Gilberto Vasconcelos destaca, no plano de governo, a desigualdade das condições eleitorais e critica a legislação que favorece grandes partidos e limita o debate democrático, afetando a livre escolha dos eleitores. O candidato denuncia que, em vez de priorizar os mais pobres, o atual governo tem beneficiado grandes empresas e setores como o agronegócio, enquanto os trabalhadores enfrentam cortes e falta de reajustes.

Trecho do plano de governo de Gilberto Vasconcelos (Reprodução/DivulgaCand)

Vasconcelos também defende uma cidade governada pelos trabalhadores, por meio dos conselhos populares, e propõe a revogação de reformas impopulares e a reestatização de empresas estratégicas:

Trecho do plano de governo de Gilberto Vasconcelos (Reprodução/DivulgaCand)

Marcelo Ramos

O plano de governo do petista apresenta a visão e os princípios para o futuro de Manaus. O texto destaca seis princípios norteadores: uma cidade participativa, inclusiva, que garante direitos, sustentável, criativa e inovadora, e com oportunidades. Essas diretrizes visam transformar Manaus em um ambiente mais equitativo e voltado para o bem-estar de seus cidadãos.

Trecho do plano de governo de Marcelo Ramos (Reprodução/DivulgaCand)

O texto reforça o compromisso de criar uma Manaus mais forte, inclusiva, humana e inovadora, com uma conexão imediata com esse futuro desejado. Destaca-se a necessidade de uma gestão pública transparente e democrática, baseada na participação popular e no controle social, onde a prática democrática seja tanto um princípio quanto uma prática contínua.

Trecho do plano de governo de Marcelo Ramos (Reprodução/DivulgaCand)

Roberto Cidade

O plano de governo do deputado estadual Roberto Cidade, candidato à Prefeitura de Manaus, abrange estratégicas para o desenvolvimento da cidade: segurança; assistência social; educação; emprego e renda; habitação; trânsito e mobilidade urbana; saneamento básico; meio ambiente; limpeza pública, cultura e turismo; esporte e lazer; e gestão e governança.

Veja abaixo:

Wilker Barreto

Por fim, o plano de governo de Wilker Barreto considera, segundo o candidato, o conhecimento adquirido na formação acadêmica e trajetória política do deputado estadual, assim como as experiências como gestor público e na participação popular. “As propostas são viáveis, e prezam pelo compromisso com a transparência e eficiência com a gestão dos recursos públicos, pela geração de emprego e renda, e pela sustentabilidade, visando proporcionar oportunidades para todos“, consta no documento.

Trecho do plano de governo de Wilker Barreto (Reprodução/DivulgaCand)
Revisado por Gustavo Gilona

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.