Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
6 de dezembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Da Revista Cenarium

MANAUS – Um vídeo divulgado, no último dia 7, nas redes sociais mostra uma sucuri tentando engolir um jacaré em uma área dentro de um condomínio de luxo, localizado no bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.

No vídeo é possível perceber que a sucuri, também conhecida como anaconda, trava uma verdadeira ‘luta’ com o jacaré com o objetivo de asfixiar a presa. Durante a gravação do vídeo algumas crianças se divertem com o episódio.

As imagens reacendem um alerta sobre o aparecimento desses animais em áreas urbanas da cidade. Em janeiro passado, uma outra sucuri foi vista atravessando a avenida Djalma Batista, Zona Centro-Sul da cidade, em plena a luz do dia.  

Sucuri, da espécie Eunectes murinus, atravessa a avenida Djalma Batista, uma das principais vias de Manaus (Reprodução/ Internet)

De acordo com o biólogo e especialista em herpetologia, Gabriel Salles Masseli, a sucuri é uma serpente da família Boidae e faz parte da espécie Eunectes murinus, contudo, ela é popularmente conhecida como sucuri ou anaconda. Segundo o biólogo, a sucuri, que não é venenosa, é uma das maiores serpentes do mundo, com registros científicos de até dez metros de comprimento.

“Apesar de seu tamanho, a sucuri não é uma serpente peçonhenta, por não possuir uma glândula produtora de peçonha e tendo uma dentição áglifa ou seja, não possui dentes inoculadores. Geralmente ela mata suas presas por constrição [método usado pelas serpentes para matar suas presas]”, explica o especialista.

Masseli esclareceu também que em decorrência dos rios e igarapés da cidade apresentarem cheia, por causa do último período chuvoso, isso faz com que as sucuris e outras espécies de serpentes e jacarés deixem seus habitat naturais e se desloquem para áreas urbanas.

Assista ao vídeo