Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
16 de setembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

RIO — Cientistas da Nasa encontraram sais minais em duas amostras de rocha colhidas em Marte pelo robô Perseverance, o que reforça a possibilidade, segundo eles, de que já houve presença de água subterrânea por um longo período naquela área do planeta vermelho — ainda que não se saiba por quanto tempo. Com isso, é possível que as rochas tenham aprisionado pequenas bolhas de água marciana antiga, conforme o líquido evaporava durante a deposição dos sedimentos.

Para os pesquisadores, o principal destaque dessa descoberta são os indícios de que houve condições favoráveis de vida em Marte em tempos remotos. Afinal, sais minerais também são conhecidos na Terra por sua capacidade de preservar sinais de vida antiga. Outra conclusão sugere que o material analisado possa ser de origem vulcânica, oferecendo pistas sobre o antigo clima e as chances de habitabilidade daquela área.

“Essas amostras têm alto valor para futuras análises de laboratório na Terra”, disse Mitch Schulte, da sede da Nasa, o cientista do programa da missão. — Um dia, poderemos ser capazes de calcular a sequência e o momento das condições ambientais que os minerais desta rocha representam. Isso ajudará a responder à grande questão científica da história e estabilidade da água líquida em Marte.

De acordo com os cientistas da Nasa, a água subterrânea atrelada a Montdenier e Montagnac pode estar relacionada ao lago que existiu em Jezero ou a uma influência muito depois de o lago ter secado.

O próximo local de amostra provável do Perseverance está a apenas 200 metros de distância, em Séítah do Sul, onde há uma série de cumes cobertos por dunas de areia, pedregulhos e fragmentos de rocha. Quanto ao projeto a longo prazo, a Nasa planeja uma missão para trazer cerca de 30 amostras para a Terra na década de 2030, de forma que os cientistas possam conduzir análises mais detalhadas para confirmar se houve vida microbiana em Marte.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.