Anitta canta Jorge Ben Jor na Lapa em única apresentação brasileira no Grammy Latino


20 de novembro de 2020
Anitta canta Jorge Ben Jor na Lapa em única apresentação brasileira no Grammy Latino
A cantora cantou um trecho de "Mas Que Nada", clássico de Jorge Ben Jor, em versão eletrônica (Foto: Ricardo Brunini/Divulgação)

Com informações da Folhapress

SÃO PAULO – Anitta foi responsável pela única participação brasileira na cerimônia principal do Grammy Latino de 2020. A cantora cantou um trecho de “Mas Que Nada”, clássico de Jorge Ben Jor, em versão eletrônica, e emendou “Me Gusta”, seu single recente, em parceria com Cardi B e Myke Towers.

Ela gravou a performance direto dos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, e se vestiu com chapéu e blazer brancos, em homenagem a sambistas clássicos. Mais cedo, na cerimônia prévia do Grammy Latino, Anitta –única brasileira concorrendo em uma das categorias principais- perdeu o prêmio de melhor canção “urban”, com a música “Rave de Favela”, parceria com MC Lan.

Estrelas do reggaeton, J Balvin e Bad Bunny, que chegaram como os mais indicados à premiação, levaram só um prêmio cada um. Sem ganhar nenhum dos quatro prêmios mais importantes, a espanhola Rosalía e o colombiano Carlos Vives levaram três categorias e saíram como maiores vencedores da noite.

Rosalía ganhou de Anitta em melhor canção “urban”, com “Yo X Ti, Tu X Mi”, parceria com Ozuna que também rendeu à cantora o prêmio de melhor fusão ou interpretação “urban”. Ela ainda levou em melhor vídeo em versão curta, pelo clipe de “TKN”, com o rapper americano Travis Scott. Carlos Vives ganhou em categorias de música tropical e também em vídeo em versão longa, graças ao disco “Cumbiana”.

As quatro categorias mais importantes não foram monopolizadas por nenhum dos principais nomes da premiação. O veterano Alejandro Sanz ganhou em gravação do ano, com a música “Contigo”. O rapper porto-riquenho Residente levou em canção do ano, com “René”. O escolhido como artista revelação foi o colombiano Mike Bahía.

A mexicana Natalia Lafourcade levou o prêmio de álbum do ano, o mais cobiçado da noite, com o pop rock de “Un Canto Por México, Vol. 1”. Antes, ela já havia levado o gramofone de melhor canção alternativa com “En Cantos”. Ela não estava presente na cerimônia.

J Balvin, que chegou como o artista com mais indicações -eram 13 no total-, levou só um prêmio. Ele bateu Bad Bunny -e “Oasis”, o disco dele mesmo em parceira com Bunny- na categoria melhor álbum de música “urban”. No discurso de agradecimento, o colombiano lamentou a situação na ilha de Providência, em seu país natal, que foi atingida pelo furacão Iota, de categoria cinco, que deixou um morto e causou danos graves à região na última segunda-feira, 16.

Balvin também foi responsável por uma das principais performances da cerimônia, cantando o hit “Rojo”, do disco “Colores”. Ele vestiu branco, com um desenho de um coração sangrando em sua roupa, e embaixo de duas mãos gigantes em posição de reza. A apresentação teve tom emotivo, com o cantor acompanhado por backing vocals e imagens relacionadas à pandemia de coronavírus ao fundo.

Bad Bunny, que teve 11 indicações, se apresentou direto de Porto Rico, a ilha americana onde nasceu. Ele começou com “Bichiyal”, canção que fica entre o trap e o reggaeton, cantando de dentro de um carro em movimento, cercado por motos e quadriciclos. Depois, apareceu num palco montado dentro de um estádio vazio, onde cantou “Si Veo a Tu Mamá” em versão acústica, com pegada de bachata.

Com a música “Yo Perreo Sola”, Bunny levou a categoria de melhor interpretação de reggaeton, seu único prêmio no Grammy Latino de 2020.

Numa sessão de homenagens, o colombiano Juanes recordou do rei Roberto Carlos cantando uma versão de “Un Gato En La Oscuridad”, conhecida no Brasil como “Negro Gato”. Julio Iglesias e Juan Luis Guerra também foram homenageados, nesta ordem, por Natalia Jiménez e Prince Royce com Leslie Grace.

A cerimônia do Grammy Latino de 2020 teve como tema a frase “a música nos une” e exibiu vídeos curtos de instrumentistas em diversas cidades chamadas de “capitais da nossa cultura”. Algumas performances também foram gravadas em cidades diferentes.

O maestro espanhol José Luis Perales se apresentou de Madri, os argentinos Fito Paez e Nathy Peluso cantaram de Buenos Aires, e os mexicanos Alejandro Fernández e Cristian Nodal de Guadalajara, por exemplo.

Os artistas brasileiros foram premiados numa cerimônia prévia, que foi ao ar entre 19h e 19h30. Os músicos nacionais só ganharam prêmios relativos à língua portuguesa, com Emicida, Céu, João Bosco, Paula Fernandes e Aline Barros entre os vencedores.

O Grammy Latino trata de discos e músicas lançados entre 1° de junho de 2019 a 31 de maio de 2020. A cerimônia principal da premiação aconteceu em Miami, a partir das 22h desta quinta, em formato modificado devido à pandemia de coronavírus. Este ano, o Grammy Latino não foi televisionado no Brasil.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.