Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
19 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Alessandra Leite – Da Revista Cenarium

Com informações do Jornal da Manhã Online

MANAUS – Maior expoente da doutrina espírita no Brasil, o médium Chico Xavier completaria 111 anos de idade em 02 de abril de 2021. Até os dias atuais, a figura do ícone é associada a mensagens de fé, esperança, amor, caridade e divulgação da doutrina espírita tanto no Brasil quanto pelo mundo.

Pelo segundo ano consecutivo, a data é relembrada pela comunidade kardecista em meio à pandemia do novo coronavírus, que tem limitado reuniões presenciais e comemorações.

Em Manaus, onde a população espírita é considerada uma das mais expressivas do Brasil, as atividades presenciais estão suspensas, mas o legado de Chico Xavier segue vivo em ações de caridade. É o que contou à REVISTA CENARIUM o médico e trabalhador espírita, Alexandre Borja, do Centro Espírita Thomas de Aquino, ao referir-se às movimentações em prol das pessoas afetadas pela Covid-19.

“No mês de janeiro, em meio à crise do oxigênio, surgiu o movimento ‘Time do Bem’, em que voluntários, independentemente da religião, puderam ajudar com alimentos e até insumos hospitalares. “Foi um movimento que cresceu bastante e não teve esse condicionamento religioso, pois o intuito era ser inclusivo. Conseguimos desde alimentos para os acompanhantes dos pacientes que ficavam do lado de fora dos hospitais até equipamentos hospitalares, como respiradores artificiais”, relatou Borja.

Segundo Alexandre, 56 dos 62 municípios amazonenses receberam ajuda graças ao ‘Time do Bem’. Os voluntários começaram levando lanches e refeições para profissionais de saúde e acompanhantes de pacientes após o agravamento da situação de coronavírus no Amazonas, no mês de janeiro de 2021.

Obras literárias explicam a pandemia

Ainda de acordo com o voluntário Alexandre Borja, uma série de quatro livros, intitulada “Coleção Transição Planetária” foi lançada para explicar a pandemia à luz da doutrina espírita. “São livros muito interessantes sobre a aceleração da regeneração do planeta Terra, dos que vão permanecer aqui e dos que serão convidados a ingressar em outras escolas de evolução espiritual. O quarto livro, “No rumo do mundo de regeneração“, pelo espírito Manoel Philomeno de Miranda, com psicografia do médium Divaldo Pereira Franco, conforme Borja, traz detalhes da pandemia com uma abordagem espiritual. “São os detalhes da dificuldade que o ser humano tem em se adaptar ao planeta, dentre outros assuntos que detalham bem a pandemia que estamos vivendo”, disse.

Memorial Chico Xavier

Um projeto de revitalização do Memorial Chico Xavier foi apresentado, ontem, à prefeita de Uberaba-MG – onde Chico morou de 1959 até a morte, em junho de 2002 –  com o intuito de conhecer o planejamento arquitetônico e museográfico feito pela Expomus – Exposições Museus e Projetos Culturais, localizada na cidade de São Paulo, que ganhou a licitação para fazer as adequações no local.

No ano passado, o governo federal liberou a captação de R$ 3 milhões a partir da Lei Rouanet, por meio do mecanismo de renúncia fiscal, para que Uberaba possa investir na revitalização do Memorial. A próxima etapa é a captação de patrocínios e recursos de empresas privadas para que o projeto possa ser executado.

A reunião foi realizada de maneira virtual, onde foram alinhadas as próximas ações do trabalho, as estratégias de comunicação para captação desses recursos, além de campanhas para divulgação do projeto.

Para o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facury, é fundamental que haja patrocínio do setor privado no atual cenário do Brasil. “A pandemia também tem influência nessa parceria com as marcas. As empresas que estiveram atreladas a um projeto como esse vão estar mostrando sua responsabilidade com o emocional das pessoas durante tempos tão difíceis”, disse ao jornal da Manhã Online, JM Online, de Uberaba.

Também de acordo com o JM Online, a fundadora e diretora da empresa responsável pelo projeto, Maria Ignez Mantovani Franco, destacou a magnitude da obra e a projeção positiva que a revitalização do Memorial traz para o turismo em Uberaba. “Estamos aglutinando todas as potências que Chico traz, pensando em novas soluções e novos horizontes, principalmente para a captação de recursos”, enfatizou.

Chico Xavier foi indicado ao prêmio Nobel da Paz na década de 1980 e foi eleito O Maior Brasileiro de Todos os Tempos em 2012.

Não há problema que não possa ser solucionado pela paciência“.

— Chico Xavier

Confira os vídeos das celebrações de aniversário e da pandemia à luz do Espiritismo.

Chico Xavier 02 de abril de 2021 – YouTube

Quem é você? Você precisa saber, a fim de poder enfrentar os fantasmas oriundos da atual pandemia.