Antecipação de 2ª dose pode deixar três milhões de pessoas sem AstraZeneca


01 de setembro de 2021
Antecipação de 2ª dose pode deixar três milhões de pessoas sem AstraZeneca
Vacina AstraZeneca contra a Covid-19 (Dado Ruvic/Reuters)

Com informações da Uol

MANAUS – Ao diminuir o intervalo entre as vacinas da AstraZeneca, o Ministério da Saúde corre o risco de deixar ao menos 3 milhões de pessoas com a segunda dose atrasada no mês de setembro. Alguns Estados têm cobrado do governo federal o envio de novos lotes para o início da antecipação, mas a assessoria da pasta diz que a resposta depende de orientações ainda sem data de divulgação.

Para barrar o avanço da variante delta do novo coronavírus, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na semana passada que a partir do dia 15 de setembro o intervalo entre as doses das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca, hoje de 12 semanas, cairá para 8 semanas, como no Reino Unido.

A notícia é boa principalmente para 4,4 milhões de brasileiros, que receberiam a segunda dose da AstraZeneca apenas em outubro. Com a mudança, eles já poderão pedir a segunda injeção em setembro. O problema é que 17,8 milhões de brasileiros completam o ciclo de 12 semanas de imunização com a vacina no mesmo mês e também precisarão da segunda dose em setembro.

Essas 22,2 milhões de doses necessárias para completar a imunização neste mês é bem superior aos 18 milhões de entregas previstas pela Fiocruz e ao estoque de pouco mais de 1,1 milhão nos Estados, segundo respostas das secretarias de Saúde das 27 unidades federativas ao UOL.

A falta de doses pode ser ainda maior e passar de 3,2 milhões para 9,1 milhões se quem estiver com a razão for o governo federal, que espera receber da Fiocruz não mais do que 12 milhões de doses este mês, ou seja, cerca de 6 milhões a menos do que o previsto pelo próprio laboratório.

No mês passado, reportagem do UOL já alertava para a possibilidade de faltar 3,1 milhões de doses da AstraZeneca em agosto e setembro considerando as 12 semanas entre as doses. Com o intervalo mais curto, o cenário só não será pior porque a Fiocruz ampliou a previsão de entrega para este mês.

Veja a matéria completa no site

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.