28 de fevereiro de 2021

Com informações da Folhapress

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta terça-feira, 23, que aprovou o registro da vacina contra Covid fabricada pela Pfizer e BioNTech.

Esse é o primeiro registro de uma vacina contra Covid aprovada pela agência. Até então, o órgão havia dado aval a vacinas por meio de uso emergencial. A aprovação foi anunciada pelo diretor-presidente da agência, Antonio Barra Torres.

“Informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid 19, para uso amplo, nas Américas”, disse.

Segundo a Anvisa, o registro indica que o imunizante “teve sua segurança, qualidade e eficácia aferidas e atestadas” pela equipe técnica.

“Esperamos que outras vacinas estejam em breve sendo avaliadas e aprovadas”, completou Barra Torres.

Com a aprovação, a vacina da Pfizer pode ser aplicada no país. Modelo considerado mais amplo, registro permite que o imunizante possa ser comercializado pela empresa para ser aplicado em grupos maiores do que os definidos no caso de vacinas aprovadas para uso emergencial, que têm escopo limitado.