Anvisa autoriza Butantan a testar soro contra Covid-19 em humanos

Doses foram fabricadas em local não inspecionado pela Anvisa. (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Com informações do O Globo

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta terça-feira, 25, que autorizou o Instituto Butantan a iniciar os testes do soro anti-Sars-CoV-2 em seres humanos. Esta será a primeira vez que o soro produzido pelo Butantan será testado em seres humanos. Até o momento, só havia sido testado em animais. O pedido de autorização da pesquisa foi feito pelo instituto no dia 2 de março.

“A Agência já havia dado a anuência para a pesquisa no dia 24 de março, mas mediante a assinatura de um termo de compromisso que previa a entrega de informações complementares, que ainda não estavam disponíveis naquele momento”, diz o comunicado da Anvisa.

PUBLICIDADE

Segundo a agência, a autorização foi concedida após o Butantan submeter o novo protocolo clínico com as adequações necessárias para que o estudo possa prosseguir com testes em humanos.

A  função do soro é auxiliar no tratamento de pessoas que já foram infectadas. O soro hiperimune para a Covid-19 foi obtido a partir do isolamento do novo coronavírus no ser humano. Depois disso, o novo coronavírus foi “cultivado” em cavalos. Neste processo, os animais produziram anticorpos. O soro é obtido com a extração desses anticorpos a partir do plasma obtido no sangue dos animais

O Butantan também é responsável pelo desenvolvimento e fabricação da vacina CoronaVac, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.